CPMI será instaurada se preencher requisitos, diz Pacheco

CPMI será instaurada se preencher requisitos, diz Pacheco

Congressistas da oposição pediram a instalação de uma comissão mista para apurar os atos extremistas do 8 de Janeiro

Rodrigo Pacheco

Caso os requisitos para abertura da comissão sejam preenchidos, as assinaturas devem ser checadas pelo Senado e Rodrigo Pacheco (foto) marcará uma sessão no Congresso Nacional

 

O presidente Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que deve analisar o pedido de abertura de CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito Mista) sobre os atos extremistas do 8 de Janeiro no Congresso Nacional caso os requisitos necessários sejam cumpridos.

“Se preenchidos os requisitos, deve ser lido o requerimento e instalada a Comissão. Essa é a obrigação que se impõe à Presidência [do Senado], disse o senador à CNN Brasil na 3ª feira (28.fev.2023).

Na 3ª feira (28.fev), deputados e senadores da oposição se reunirão com cartazes para pedir a instalação da CPMI. O pedido de criação do colegiado foi protocolado pelo deputado André Fernandes (PL-CE) na 2ª feira (27.fev), mas o governo diz que já há desmobilização e que movimento não deve avançar.

Fernandes publicou em seu perfil no Twitter que protocolou o requerimento de abertura de CPMI com 189 assinaturas de deputados e 33 de senadores.

Para instalar uma CPMI, é preciso de ao menos 171 deputados e 27 senadores. Caso os requisitos sejam preenchidos, as assinaturas devem ser checadas pelo Senado e o presidente da Casa Alta marcará uma sessão no Congresso Nacional.

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que o objetivo do grupo é investigar os culpados pela invasão e depredação do patrimônio público nos atos do 8 de Janeiro.

“É importante que não haja seletividade na análise desse fato tão pernicioso que o ocorreu em 8 de janeiro. É necessário que as luzes sejam acesas, e que as ações e omissões de todas as autoridades em todos os níveis de governo possam ser elucidadas”, declarou o senador.

 

Por Ultima Hora em 02/03/2023
Publicidade
Aguarde..