Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Cultura e Modelos de Negócios Cooperativos em Tempos de Incerteza
O mundo atual enfrenta um conjunto de desafios sem precedentes, que vão desde queimadas, secas e mudanças climáticas até guerras, intolerâncias religiosas, racismo e extremismos políticos. Essas questões testam nossa capacidade de coexistência e exigem soluções criativas e eficazes para garantir nossa sobrevivência e prosperidade.
Desafios Globais e Soluções Simples
Para enfrentar esses desafios complexos, é muitas vezes necessário buscar soluções simples e eficientes
A pandemia de COVID-19 serviu como um poderoso exemplo de como um mutirão de cooperação científica global pode resultar em respostas rápidas e eficazes. Este êxito ilumina um caminho para abordarmos outros problemas urgentes, como a fome, o desemprego, a saúde e crises climáticas.
O Potencial do Modelo Cooperativo
O modelo de cooperação se destaca como uma das estratégias mais inteligentes e promissoras para mediar crises atuais. No Rio de Janeiro, iniciativas bem-sucedidas lideradas por Abdul Nasser exemplificam o poder da Economia da Cooperação.
Nasser , com sua visão de artesão de mentes, tem desenvolvido ideias que unem forças do saber, da natureza, do ambiente e da economia para resolver grandes problemas.
Ele pensa o cooperativismo “como alternativa poderosa para transformar o mundo em mais justo e equilibrado proporcionando melhores oportunidades para todos”
Concordo com Abdul: cooperativismo pode reunir desenvolvimento social, econômico,produtividade , sustentabilidade e cuidado ambiental.
Iniciativa Mostraí: Promovendo Sustentabilidade e Colaboração
( caminhos para o cooperativismo)
As transformações do mercado de trabalho somada ao envelhecimento da população exigem inovações.
A iniciativa do Mostraí, lançada em 2021 surge como possibilidade de engajar empresas, tecnologias e artistas num conjunto de ações que geram inclusão e renda.
Este projeto visa ocupar espaços de grande circulação para apresentar artes florais, pequenos produtores de plantas, flores, artesanatos e produtos reciclados, sempre com base em colaboração e sustentabilidade.
No quinto ano do projeto, estamos incluindo : artes, turismo, arquitetura, moda, gastronomia, Economia Azul, tecnologia e inovação para fomentar a educação ambiental e afins para incentivar empresas a testarem novos processos.
Grandes decisões e transformações dependem do consumidor: de seus valores e de suas escolhas.
Convocação para Participação
Este artigo é um convite aberto a todos interessados em contribuir para essa proposta, apresentando produtos e serviços que possam fortalecer uma vitrine sustentável.
Mostre sua força participando deste movimento colaborativo e inovador!
Para participar, envie suas ideias, número do WhatsApp e Linkedin.
e-mail: silviablumberg.culturarj@gmail.com
Instagram @silviablumbergcultrj.
Se quiser saber mais, acesse @mostraioficial.
Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades de inovação e colaboração, construindo um futuro mais sustentável para todos.
Participem!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!