Dança das cadeiras políticas: quem vai sentar no trono do Rio em 2026

Eleições municipais viram aquecimento para a corrida ao palácio Guanabara

Dança das cadeiras políticas: quem vai sentar no trono do Rio em 2026

Parece que as eleições municipais de 2024 foram só um aperitivo para o grande banquete político que está por vir em 2026! É como se os partidos estivessem jogando xadrez, mas com prefeitos no lugar das peças. Quem será que vai dar o xeque-mate no Palácio Guanabara?

O PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, saiu na frente como se tivesse tomado energético! Elegeu 22 prefeitos em 92 municípios. Gente, isso é mais conquista que jogador de futebol em fim de carreira! O deputado Altineu Côrtes deve estar se sentindo o próprio Napoleão depois dessa! Pazzuello Neles...

Mas calma, que o PP não ficou muito atrás! Com 16 prefeituras e ainda disputa o segundo turno em Petrópolis, com Hammes no bolso, o partido mostrou que sabe fazer política melhor que churrasco de domingo. Em 2020 o PP havia feito 10 prefeitos. Dr. Luizinho deve estar pensando: "quem tem Francisco Dornelles como padrinho político não precisa de fada madrinha"!

E o que dizer do União Brasil? Sob o comando de Rodrigo Bacellar, o partido passou de 1 para 13 prefeitos! É como se tivesse usado um super cogumelo do Mario Bros na política!

Agora, vamos falar do elefante na sala: o PT. Mesmo com Lula na presidência, o partido só conseguiu 3 prefeituras no Rio, Maricá, cidade com orçamento bilionário devido aos royalties do petróleo, o PT segurou Japeri e conquistou Paracambi, onde assume Andrezinho Ceciliano, filho do ex-presidente da Alerj. Para formar uma frente ampla para enfrentar Bacellar, Pazuello e Dr. Luizinho, o PSD de Paes que fez apenas 3 prefeitos vai ter que se aliar com MDB com 11 prefeitos, Splidariedade com 9, Republicanos com 6, Cidadania com 4 e PT com 3) e tentar segurar os que sempre correm por fora Psol de Tarcisio Motta ou PDT de Martha Rocha. É como se tivesse ido para uma festa chique, mas esquecido de trocar o chinelo por sapato social!

Mas a grande pergunta é: quem vai levar a taça em 2026? Será que o PL vai manter o embalo? O PP e União vão dar a volta por cima? Ou será que teremos uma zebra mais improvável que o bloco de aliança para eleger o Paes do PSD governador do Rio?

Uma coisa é certa, meus amigos cariocas: a corrida para o Palácio Guanabara promete ser mais emocionante que final de campeonato carioca! Como diria minha avó: "na política, como no samba, quem sabe faz na hora"!

E aí, o que vocês acham? Quem tem mais chance de sentar no trono do Rio em 2026? Será que algum desses partidos vai conseguir dar uma de Cinderela e transformar prefeituras em carruagem para o governo do estado?

Bom, uma coisa é certa: nos próximos dois anos, a política fluminense vai ferver mais que quentão em festa junina! Preparem a pipoca, porque esse filme promete!

Por Ralph Lichotti Com informações Coisas de política

#Eleicoes2026 #PoliticaRJ #CorridaAoGuanabara #PLnoPoder #PPnaJogada #UniãoBrasilSurpreende #PTnoRio

 

 

Por Ultima Hora em 08/10/2024
Publicidade
Aguarde..