De artista brasiliense, websérie de monólogos em inglês inspirada em um videogame retrata a perda da humanidade em meio a corrupção e conspirações sombrias

Exclusivo

De artista brasiliense, websérie de monólogos em inglês inspirada em um videogame retrata a perda da humanidade em meio a corrupção e conspirações sombrias

Inspirada em Resident Evil, “The Revenant Survivor” oferece uma nova perspectiva sobre o universo da série de games e permite ao artista praticar técnicas de atuação metódica 

Até onde a corrupção e a manipulação bélica podem desumanizar alguém? A websérie “The Revenant Survivor “, criada pelo ator e cineasta brasiliense Gabriel Scórsin, investiga essas questões ao revisitar o universo da franquia Resident Evil. Inspirada nos temas de conspirações políticas, extremismo e guerras biológicas do famoso jogo da Capcom, a produção independente é composta por quatro monólogos intensos que retratam a degradação emocional e psicológica de um sobrevivente em meio ao caos.

A série nasceu inicialmente como um monólogo isolado, gravado para as redes sociais, onde Scórsin, interpretando o policial Karlo Owen, revela segredos sinistros sobre a multinacional farmacêutica Umbrella e seu envolvimento com o governo no desenvolvimento de armas biológicas. No entanto, o projeto cresceu e se transformou em uma websérie de quatro episódios, que não só entrega uma nova visão sobre a narrativa de Resident Evil, como também foi concebida como uma ferramenta de aprimoramento para o trabalho de interpretação do artista.

Ambientada durante o Incidente em Raccoon City, a trama segue Karlo Owen, um policial do R.P.D. que descobre os acordos ilegais da Umbrella com o governo para financiar pesquisas secretas de armas biológicas. Ao lado de seu parceiro Kaden, Karlo documenta no estilo found footage suas descobertas e experiências em meio ao caos que se desenrola na cidade. No entanto, à medida que segredos obscuros vêm à tona, sua sede de vingança cresce, e sua humanidade começa a se desfazer.

Cada episódio da websérie explora um estágio de sua transformação. No primeiro, Karlo é um policial amedrontado, lutando para sobreviver. No segundo, já infectado pelo vírus, ele começa a perder o controle de suas emoções. Nos últimos episódios, sua identidade como ser humano se desintegra completamente, culminando em uma criatura guiada por puro instinto e ódio.

Além de seu valor artístico, “The Revenant Survivor” está repleta de referências para os fãs de longa data da franquia Resident Evil. Desde a recriação da icônica cena do primeiro zumbi do jogo original, até diálogos retirados diretamente dos games, a websérie é um pequeno tributo narrativo aos clássicos da Capcom. Ao mesmo tempo, esses elementos servem de apoio para o desenvolvimento do personagem e a imersão no seu arco dramático.

A websérie foi uma oportunidade de testar e refinar diversas técnicas de atuação, como “animalização”, “gesto psicológico” e “atmosfera”. O inglês, usado em todos os monólogos, foi um desafio adicional, servindo como treino para a voz e para a musculatura facial. 

Produção e Disponibilidade

Composta por três monólogos e uma cena de contextualização, “The Revenant Survivor” foi produzida sem fins lucrativos e se apresenta como um “e se?” dentro do universo de Resident Evil. A série, escrita e estrelada por Gabriel Scórsin, conta com o apoio de Helô LaranjeiraMatheus Kenji Fusissava e Bruna de Jesus na produção, e está disponível no Instagram. Confira os links para assistir aos episódios:

Sobre Resident Evil

Resident Evil é uma franquia de games da Capcom que consolidou o gênero survival horror nos videogames, se tornando uma das séries mais influentes da cultura pop. Com mais de 160 milhões de unidades vendidas, a marca se reinventou diversas vezes para se manter sempre relevante no mercado. O primeiro jogo foi lançado em 1996 onde os policiais Chris Redfield e Jill Valentine investigam uma mansão isolada infestada de zumbis e monstros nos arredores de Raccoon City e descobrem que o local servia de fachada para um complexo de laboratórios subterrâneos da multinacional farmacêutica Umbrella Corp.

Após o enorme sucesso do primeiro game, a franquia deu continuidade à narrativa explorando temas como corrupção, conspirações políticas, terrorismo, extremismo religioso e o uso da ciência para criar armas e monstros a serem utilizados em guerras, e como isso afeta a população do globo.

 

Sobre Gabriel Scórsin

Ator e cineasta em Brasília desde 2015, Gabriel Scórsin é formado em Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília e atualmente estuda no Instituto Stanislavsky, o maior conservatório de atuação metódica do Brasil. Além de “The Revenant Survivor”, atuou nas recentes produções: “Distrito 21”, de Pedro Avellar, e “Procedimento Padrão”, de Isabela Henriques e Geovanna Silva. Gabriel também é criador de conteúdo voltado para videogames, explorando as narrativas complexas dos jogos.

 

Por Coluna João Costa em 16/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Projeto absurdo de extinção da Uerj chega à Assembleia Legislativa do Rio
21 de Agosto de 2021

Projeto absurdo de extinção da Uerj chega à Assembleia Legislativa do Rio

Roda de Samba do cantor Sombrinha aterriza neste sábado(6), no Casarão do Firmino.
03 de Abril de 2024

Roda de Samba do cantor Sombrinha aterriza neste sábado(6), no Casarão do Firmino.

Lançamento da pré-candidatura de Leopoldo Canal, agita o Rio de Janeiro: Ricardo Becker fala sobre sua trajetória e novo papel como lutador
01 de Junho de 2024

Lançamento da pré-candidatura de Leopoldo Canal, agita o Rio de Janeiro: Ricardo Becker fala sobre sua trajetória e novo papel como lutador

SUPERAÇÃO E DETERMINAÇÃO
10 de Junho de 2024

SUPERAÇÃO E DETERMINAÇÃO

Aguarde..