Deixa o Pau Torar - Ep. 8 - Janja está certa 'Fuck you, Elon Musk', o eco contra a desigualdade brasileira e a luta contra o racismo

Declaração polêmica da primeira-dama no G20 Social expõe tensões entre interesses estrangeiros e desenvolvimento nacional

"O pau vai torar": Janja, Elon Musk e a luta contra o racismo no Brasil

No Dia da Consciência Negra, o Brasil se vê diante de uma tempestade perfeita de polêmicas e debates. A frase "Fuck you, Elon Musk", proferida pela primeira-dama Janja da Silva durante o G20 Social, acendeu o pavio de discussões que vão muito além de uma simples declaração controversa. A repercussão se estendeu até o encerramento do G20 ontem, evidenciando a relevância global do tema.

Como diria o saudoso Martinho da Vila, "Valeu Zumbi, a Vila é de Zambi". E é sob essa batuta que nos debruçamos sobre questões cruciais para o futuro do país. A pesquisa da do Data Folha revela que quase 60% dos brasileiros acreditam que a maioria do país é racista. Um número alarmante que nos faz refletir sobre o longo caminho que ainda temos pela frente.

Enquanto celebramos a memória de Zumbi dos Palmares, não podemos ignorar a ironia de que, das 26 capitais brasileiras, apenas seis terão prefeitos autodeclarados negros, o que nos mostra é uma realidade ainda distante da igualdade racial que almejamos.

Mas o "pau vai torar" mesmo é quando falamos de Elon Musk e seus interesses no Brasil. O bilionário, que já declarou que poderia "dar golpe em quem quiser", agora tem seus olhos voltados para o lítio brasileiro. Como disse certa vez Henry Ford, "O negócio do negócio é o negócio". Mas será que o negócio de Musk é bom para o Brasil?

A primeira-dama Janja, com sua declaração explosiva no G20 Social, trouxe à tona um debate necessário sobre a responsabilidade social de megaempresários em países em desenvolvimento. Afinal, "O preço da liberdade é a eterna vigilância".

O acordo entre Brasil e China, que pode desafiar o domínio da Starlink de Musk, é mais um capítulo nessa novela geopolítica. 

No fim das contas, o que está em jogo é o equilíbrio entre o lucro corporativo e o impacto social. E o Brasil não pode ser o prato principal no banquete dos bilionários globais.

Enquanto isso, nas redes sociais, a democracia digital caminha lado a lado com a responsabilidade. 

O debate sobre a autodeclaração racial dos políticos brasileiros também ganhou destaque neste contexto. A questão vai além da aparência física, tocando em temas complexos de identidade e representatividade.

Uma entrevista imaginária com o presidente Lula, que aborda a repercussão da fala, começou a circular na internet e gerou debates acalorados. Leia a íntegra da “conversa”:

Repórter: Presidente, o senhor não achou desproposital e equivocado o comentário da Janja sobre Elon Musk?

Lula: A Janja é uma mulher adulta e totalmente responsável pela fala dela, ela não fala apenas o que eu concordo, ela fala o que pensa. E eu não vou mandar ela calar a boca, se é isso que você está me perguntando, nossa relação não é baseada no silêncio dela. Ela que fale do jeito de quiser e se responsabilize pelas consequências.

Sabe o que eu acharia desproposital e equivocado? Se ele tivesse feito uma fala racista, misógina, fascista, xenofóbica. Eu desconfiaria até da mulher com quem me casei se ela fizesse uma fala desprezando a classe trabalhadora e sua exploração… mas uma fala confrontando um bilionário com um projeto fascista? De forma nenhuma que não…

O interesse de Elon Musk no lítio brasileiro levanta questões cruciais sobre soberania nacional e exploração de recursos naturais. O Brasil precisa equilibrar a atração de investimentos com a proteção de seus interesses estratégicos.

A fala de Janja no G20 Social, embora polêmica, trouxe à tona um debate necessário sobre o papel das grandes corporações no desenvolvimento nacional.

O Dia da Consciência Negra nos lembra que a luta contra o racismo é uma batalha diária e coletiva. Como afirmou a escritora Conceição Evaristo, "Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer". É um chamado à resistência e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A complexidade dos temas abordados neste Dia da Consciência Negra reflete os desafios multifacetados que o Brasil enfrenta. Entre questões raciais, geopolíticas e econômicas, o país busca seu caminho. 

Enquanto o debate sobre a fala de Janja no G20 Social e os interesses de Musk continua, é importante lembrar que estas discussões são parte de um processo maior de construção nacional. 

O futuro do Brasil depende da capacidade de seus cidadãos e líderes de enfrentar esses desafios com coragem, sabedoria e compromisso com a justiça social.

Neste Dia da Consciência Negra, enquanto refletimos sobre nossa história e nosso futuro, lembremos das palavras do líder negro Abdias do Nascimento: "A luta pela liberdade não tem fim, é uma luta constante". Que essas reflexões nos inspirem a construir um Brasil mais justo, igualitário e consciente de sua diversidade e potencial.

Veja ainda:

Deixa o Pau Torar - Ep. 1 - Evangelho de Fariseus: música aborda a roubalheira dos Pastores e até a exploração infantil na Ilha de Marajó

Deixa o Pau Torar - Ep. Especial - DENÚNCIA: Fundo Eleitoral, Milhões para alguns, Migalhas para outros, Filho do Bolsonaro recebeu R$ 1.850.000 (1,85 milhão), enquanto outros candidatos não levaram nada

Deixa o Pau Torar - Ep. 2 - Eduardo Paes e a Escolha do Vice X Rodrigo Amorim e a Tropa de Elite - ASSISTA

Deixa o Pau Torar - Ep. 3 - Moraes determina Suspensão do X e levanta Debate sobre Liberdade de Expressão e Responsabilidade das Redes

Deixa o Pau Torar - Ep. 4 - Banheiro 'Todes' no Rock in Rio sem o Supla e segregação absurda de um bairro

Deixa o Pau Torar - Ep. 5 - Baixada Fluminense elege novos líderes: Conheça os prefeitos que governarão a região - ASSISTA

Deixa o Pau Torar - Ep. 6 - De cadeiradas a tiros em carros blindados, a escalada da violência preocupa autoridades e eleitores, ASSISTA

Deixa o Pau Torar - Ep. 7 - Fim da escala 6x1, o equilíbrio entre qualidade de vida e produtividade em pauta

Deixa o Pau Torar - Ep. 8 - Janja está certa 'Fuck you, Elon Musk', o eco contra a desigualdade brasileira e a luta contra o racismo

Por Robson Talber e Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex- Secretário Municipal de Receita de Itaperuna, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

#ViolênciaPolítica #SegurançaEleitoral #DemocraciaEmRisco #EleiçõesRJ2024 #CombateÀIntimidação #DireitoAoVotoLivre #JustiçaEleitoral #PolíticaSemViolência #ProtejaNossaDemocracia #EleiçõesSeguras #ViolênciaPolítica #EleiçõesSemViolência #DemocraciaEmRisco #SegurançaEleitoral #RioDeJaneiro #SãoPaulo #TSE #PolíticaBrasileira #DireitosPolíticos #CidadaniaAtiva

#ConsciênciaNegra2023 #G20Social #JanjaSilva #ElonMusk #DebateNacional #SoberaniaBrasileira #InclusãoRacial #ResponsabilidadeCorporativa #MídiasSociais #DesenvolvimentoSustentável #IdentidadeBrasileira #LutaAntirracista #FuturoDoBrasil

 

 

 

Por Ultima Hora em 20/11/2024
Publicidade
Aguarde..