Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Sebrae RJ foi palco, nesta semana, do importante fórum promovido pela Associação de Negócios do Brasil (ANB), onde diversas autoridades debateram os desafios da segurança pública e o impacto da educação nesse cenário. Entre os participantes de destaque estava o Delegado Márcio Esteves, titular da 52ª Delegacia Policial Nova Iguaçu, que apresentou sua visão sobre a importância de uma educação de qualidade como pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais segura.
Durante uma entrevista, o Delegado Esteves ressaltou que eventos como esse são essenciais para ampliar a compreensão e a troca de ideias entre gestores e especialistas. "Foi esclarecedor. Cada vez que ouvimos essas discussões, nossa capacidade de gestão melhorou, e podemos desenvolver políticas de segurança pública mais eficazes", comentou.
O ponto central das discussões foi a relação entre educação e segurança. Segundo o delegado, é fundamental combater a evasão escolar e tornar o ambiente educativo mais atrativo para crianças e adolescentes. “A educação precisa ser um espaço onde o jovem se sinta pertencente, que desperte nele o desejo de ir à escola, desenvolver ideias e contribuir com soluções para a sociedade”, afirmou Márcio Esteves.
Ele também participou da experiência de uma palestra realizada em uma escola estadual em Anchieta, na semana anterior, onde destacou a importância de a polícia estar mais próxima da comunidade escolar. “A polícia deve sempre palestrar para esses garotos, trazendo uma visão de prosperidade e sonhos. É fundamental que todos os setores – educação, saúde, e a sociedade como um todo – trabalhem juntos para que a educação se desenvolva plenamente”, reforçou.
Em meio à preocupação crescente com a violência no estado do Rio de Janeiro, o delegado deixou um recado claro para a população: "Acreditem na educação. Estudem, estudem, estudem. Essa é a única forma de construir uma sociedade melhor, com base no estudo, no esporte e no lazer".
O evento da ANB no Sebrae foi mais uma oportunidade para reforçar que, sem educação de qualidade, será difícil quebrar o ciclo de violência que afeta grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro e Nova Iguaçu.
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Oscar Müller
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!