Depois de Bolsonaro fungar no cangote de Quaquá em Maricá, PT do Rio se reúne e orienta fim de coligações com apoiadores de Bolsonaro

Com

Depois de Bolsonaro fungar no cangote de Quaquá em Maricá, PT do Rio se reúne e orienta fim de coligações com apoiadores de Bolsonaro

Numa jogada que parece mais um roteiro de novela política, o PT do Rio de Janeiro, após um episódio digno de nota onde Bolsonaro, em um ato simbólico de desafio, "fungou no cangote" de Quaquá em Maricá - a única prefeitura que o PT conseguiu manter nas últimas eleições - decidiu que está na hora de traçar linhas mais claras no areal político, visto Maricá ser uma das Prefeituras mais ricas do país, por receber altos royalties. A direção estadual do partido, em uma reunião emergencial, orientou o fim de coligações com apoiadores de Bolsonaro.

Joãozinho (Secretário Municipal em Maricá e Presidente do PT RJ), Dep. Quáquá (Ex-prefeito de Maricá), e Fabiano Horta (Prefeito de Maricá) desfilando na Escola de Samba de Maricá

Mas, como em toda trama que se preze, há um porém: a decisão, embora pareça definitiva, é mais uma orientação, dadas as complexidades das alianças partidárias.

É que o PT, junto ao PV e ao PC do B, forma uma federação, e as decisões sobre coligações não são exclusivamente locais, mas passam pelo crivo das direções nacionais desses três partidos.

Assim, o que temos é uma orientação com um sabor de recomendação forte, mas não uma regra inquebrável, revelando as nuances e as complexidades das estratégias políticas em jogo.

João Maurício, o presidente estadual do PT, parece estar navegando em águas turbulentas, tentando manter o barco partidário longe das correntezas bolsonaristas. A medida é descrita como preventiva, uma tentativa de manter o PT alinhado com seus valores e princípios, num momento em que a política brasileira parece mais um tabuleiro de xadrez com peças em constante movimento.

A especulação sobre uma possível aliança entre o PT, presidido pelo ex-vereador e ex-secretário de Meio Ambiente da atual gestão, que é primo da Professora Penha Bernardes, que está a mais de 20 anos no PL e a vereadora Penha Bernardes, do PL, em Araruama, adiciona mais tempero a essa trama. Apesar das negativas, o rumor sublinha a constante dança de cadeiras e alianças que define a política municipal, onde as alianças podem ser tão fluidas quanto as areias das praias da Região dos Lagos.

Essa orientação do PT do Rio de Janeiro é um movimento estratégico que visa reforçar a identidade ideológica do partido e manter a coesão de sua base.

Num cenário político cada vez mais fragmentado e polarizado, onde cada movimento é analisado sob lentes de aumento, a decisão do PT de traçar uma linha clara contra alianças com apoiadores de Bolsonaro é um sinal de que, mesmo na política, há momentos em que é preciso escolher de que lado da história se quer estar.

E, pelo visto, o PT do Rio escolheu o seu. Resta agora acompanhar os próximos capítulos dessa saga política e ver como essa orientação vai se desdobrar nos tabuleiros municipais por todo o estado.

Leia ainda:

Enquanto Quaquá Viaja, Viaja e Viaja, Bolsonaro ameaça único reinado petista no estado - Ultima Hora Online - SALTO ALTO DO PETISTA PREOCUPA A CÚPULA: Quaquá faz uma postagem em Madrid, na Espanha e tem cerca de 600 curtidas, enquanto Bolsonaro reuniu mais de 20 mil pessoas no coração da cidade de Maricá

‘Quaquarta’: vice-presidente do PT faz jantar em Brasília para receber políticos 

MyNews 'ESCRACHA': O sheik do PT - Conheça Washington Quaquá

Da 'Favela do Caramujo, em um Barraco de pau a pique' ao casamento dos sonhos na 'Quinta da Pacheca' em Portugal

Amor de carnaval 3: Sem Quaquá para atrapalhar, Fabiano Horta e Rodrigo Neves conversaram sobre a união de PT e PDT nas cidades

Vice-Presidente do PT Quaquá declara apoio a pré-candidata do PSOL em Niterói, Dep. Talíria Petrone

Vice-Presidente do PT Quaquá faz papel da oposição e detona Ministra da Saúde Nísia Trindade 'É inoperante e frágil'

Quaquá projeta união de Paes, Castro, Maricá e Pampolha em 2026, mas esqueceu de combinar com os russos, que com coletes de fiscalização de Combate à Desordem Urbana se preparam para a guerra

Quaquá, Zeidan e Dimas, a linha de frente do PT para expandir os domínios do partido no Rio

Quaquá (RJ) diz que a 'esquerda está muito dogmática, fundamentalista'

Quaquá diz 'Daria de novo', sobre tapa em deputado que insultou Lula no plenário

Samba invade a Alerj na entrega da Medalha Tiradentes ao Deputado Federal Washington QuaQuá (PT/RJ)

Quaquá anuncia a instalação de escritório da Organização Mundial do Turismo no Rio

Fotos e Fontes: Redes Sociais, Uol

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

 

Por Ultima Hora em 18/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cármen Lúcia confronta Bolsonaro e diz que
17 de Agosto de 2021

Cármen Lúcia confronta Bolsonaro e diz que "sociedade não pode viver com essa audição permanente de xingamentos"

Prefeito de Búzios se reúne com Ministra da Saúde em Brasília para buscar melhorias no SUS
07 de Junho de 2024

Prefeito de Búzios se reúne com Ministra da Saúde em Brasília para buscar melhorias no SUS

Kamala Harris lidera Trump nas pesquisas de intenção de Voto para 2024 nos EUA
05 de Agosto de 2024

Kamala Harris lidera Trump nas pesquisas de intenção de Voto para 2024 nos EUA

Depois de dizer que voto impresso era “perda de tempo”, agora Lira pede sistema que “sirva a todos”
04 de Agosto de 2021

Depois de dizer que voto impresso era “perda de tempo”, agora Lira pede sistema que “sirva a todos”

Aguarde..