Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Hoje (05) o jogador de futebol Vinicius Junior recebeu a medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelas mãos da Deputada Estadual Verônica Lima (PT), autora do Projeto de Resolução.
“Espero que a minha família esteja orgulhosa de mim e tudo que eles fizeram para eu chegar até aqui. É um dia muito especial porque eu sou muito novo e não esperava isso tão novo... estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios no estádio.” comentou o jogador Vinicius Junior.
Com grande destaque na trajetória profissional, o atleta vem se destacando na seleção brasileira e é protagonista no Real Madrid, time espanhol com o qual venceu a Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) em 2022.
Além do brilho dentro de campo, Vini Jr., como é carinhosamente chamado, também é um craque na luta contra as desigualdades e preconceitos. Ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que faz um trabalho fundamental no fortalecimento da educação pública de qualidade através da tecnologia e do esporte e beneficia crianças de 6 a 10 anos de idade.
Desde que foi jogar no exterior, em 2021, Vinicius Júnior vem sofrendo inúmeros ataques racistas. O caso mais recente ocorreu no dia 21 de maio, durante o jogo do Real Madrid com o Valencia, em que o atleta mais uma vez foi vítima de racismo em uma partida da La Liga e acabou expulso de campo injustamente.
Diante dessa situação, ele não se curvou e mais uma vez levantou sua voz contra o preconceito.
“Esse é um momento muito feliz, de muita alegria pra nós que somos combatentes do racismo estrutural. Queria dizer que o Vini Jr mereceu muito essa medalha que está no peito dele. Ele, que é um jovem multicampeão dentro dos gramados, fez uma coisa muito importante para aqueles que combatem o racismo”, comentou a Deputada Estadual Verônica Lima, autora do Projeto de Resolução que concedeu a medalha ao jogador.
Entenda o caso de racismo contra Vini Jr.
Durante o jogo entre Real Madrid e Valencia, no Estádio Mestalla, no último mês de maio, a torcida valenciana gritou insultos como “macaco” direcionados a Vini Jr. A partida foi interrompida e até o locutor do estádio teve que pedir para os torcedores pararem de insultar o atacante, a fim de que o jogo pudesse ser reiniciado.
Já nos minutos finais da partida, o goleiro do Valencia, Mamardashvili, partiu para cima de Vini Jr, iniciando uma confusão generalizada dentro de campo. Vinícius sofreu uma espécie de “mata-leão” do jogador Hugo Duro, foi empurrado e, ao reagir, acabou sendo expulso após análise do VAR. Nada aconteceu com os jogadores do Valencia.
Entre os outros casos de racismo envolvendo o atleta brasileiro na Espanha, um de grande repercussão ocorreu em janeiro deste ano, quando torcedores do Atlético de Madrid penduraram em uma ponte da capital espanhola um boneco com a camisa de Vini Jr. e uma faixa escrita “Madri odeia o Real”.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!