Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Aconteceu nesta última terça-feira (09) , um encontro de Deputados do Parlamento Europeu com Deputados Federais do Brasil para tratar sobre a crescente opressão e censura do atual governo e do Ministro do Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal Eleitoral do Brasil.
O Deputado Holandês Rob Roos organizou o encontro no Parlamento Europeu junto com o seu colega e deputado parlamentar espanhol, Hermann Tertsch, após receber uma denúncia e nota pública em 13 de Janeiro de 2023 de uma jornalista brasileira da Associação Nacional e Internacional de Imprensa-ANI, que vive atualmente na Europa , onde apresentou ao Parlamento Europeu evidências de violações aos direitos humanos e à liberdade de expressão no Brasil, e destacou a perseguição à jornalistas, ativistas, opositores políticos e a população brasileira, além da censura e intimidação por parte do Ministro do Suprema Tribunal Federal. A denúncia foi feita em 2022 e enviada no início de 2023, sendo considerada pública durante encontro realizado no Parlamento Europeu em Bruxelas.
Foto: " Divulgação "
Rob Roos, que acolheu junto com Hermann Tertsch a denúncia da jornalista na época, recentemente convidou em Bruxelas os Deputados Federais do Brasil, Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Ricardo Sallesmma entre outros.
Foto: " Divulgação "
Rob Roos alerta sobre a escalada autoritária do governo brasileiro, que tem atacado constantemente as instituições democráticas e ameaçado a independência do poder judiciário nacional e internacional. A jornalista Fabiana Fernandes ressaltou a importância da solidariedade internacional para combater a opressão e a violação dos direitos humanos no Brasil.
A denúncia da jornalista brasileira ao Parlamento Europeu ganhou grande repercussão e foi elogiada por parlamentares, advogados e ativistas. Fabiana reafirmou seu compromisso com a verdade e a defesa da democracia, mesmo diante de ameaças e perseguições. A coragem e a determinação da jornalista são um exemplo para todos que lutam por um país mais justo e livre da opressão e medo.
Foto: "Divulgação "
O empresário Elon Musk que é cofundador e chefe da Tesla, e CEO do Twitter, SpaceX, Neuralink e The Boring Company, também denunciou os ataques do ministro e governo brasileiro a liberdade de expressão e perseguição política fora e dentro das redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram entre outros que podem ser punidas por ordem ilegal e de total abuso de poder de um ministro que é amigo do atual presidente brasileiro.
Foto: " Divulgação "
No discurso dado no Parlamento Europeu Rob Roos declarou:
"Bem, gostaria também de agradecer aos amigos brasileiros, e também ao Marcel van Hattum de São Paulo e ao Michael Shellenberger por estarem conosco nesta luta, e por estarem aqui no Parlamento Europeu.
A luta pela liberdade não é para pessoas medrosas, dizem.
E é por isso que você está aqui.
Você está aqui para defender sua liberdade, apesar de todas as reações adversas.
Eu admiro isso. Estou preocupado com o Brasil. Estou preocupado com a tendência mundial dos governos de esquerda aprovarem leis draconianas para reprimir as vozes dissidentes.
Quando o presidente Bolsonaro estava no poder, a União Europeia fazia constantemente barulho contra ele. Deveríamos acreditar que ele era algum tipo de tirano. Mas a verdade é que havia liberdade de expressão.
A oposição era livre de discordar das suas políticas e de expressar a sua dissidência.
Agora, Lula saiu da prisão e voltou ao poder. E todas as coisas de que a esquerda acusou Bolsonaro... agora eles próprios estão fazendo!
E a União Europeia? A UE está em silêncio. Lula e Macron parecem grandes amigos. Nenhuma palavra sobre o aumento da censura.
Deveríamos ficar surpresos com isso? Talvez não. Não se considerarmos que a inquisição em massa contra os conservadores na Polónia é vendida aos europeus como a “restauração do Estado de direito”.
Torna-se claro, de uma vez por todas, que a esquerda não leva a sério quando usa todos os seus termos. 'Democracia'. 'Estado de Direito'. “Valores Europeus”. Para nós, esses conceitos são valiosos e esses termos têm um significado. Mas para a esquerda, estes termos são apenas ferramentas na sua caixa de ferramentas para combater a direita. Eles transformaram essas palavras em armas e as usam não para descrever, mas para atacar. É uma rua de mão única.
E é uma tendência global. Já falei sobre a Polónia, mas também podemos discutir as novas leis draconianas contra o discurso de ódio na Escócia e no Canadá. Isso mostra o quão desesperada está a esquerda. Eles perderam o povo. Perderam o controlo da Internet, que funciona de forma democrática. Portanto, a única forma de recuperarem o poder é através dos bons e velhos métodos comunistas: censura, chantagem e ameaças legais. E estou muito grato por Elon Musk e X estarem do nosso lado e lutarem pela liberdade, junto conosco.
Deixe-me ser claro: se você retirar o direito das pessoas de expressarem suas opiniões, você estará no caminho da tirania. Nesse ponto, o Brasil já pode ser uma tirania. Pelo menos, Alexandre de Moraes está definitivamente tentando transformar o Brasil em um só.
Admiro todos que lutam contra isso. Desejo apenas o melhor para o Brasil e para todos os nossos países. Obrigado."
Rob também declara apoiar a posição de Elon Musk em declaração dada nas redes sociais.
Jornalista: Fabiana Fernandes
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!