Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Direto de Brasília, trazemos uma entrevista exclusiva com o deputado Dr. Zacharias Calil, presidente da Frente Parlamentar da Saúde e membro da Comissão de Saúde. O parlamentar, um dos mais votados de Goiás e renomado cirurgião, abordou temas cruciais que afetam diretamente a saúde dos brasileiros.
As extensas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) continuam sendo um desafio significativo para a população. Dr. Calil ressaltou que, apesar das promessas do governo federal de criar um grupo de especialidades médicas para reduzir as filas, a situação tem se agravado. "Cada dia aumenta mais. Além do número de pessoas, o tempo de espera é muito longo e tem prejudicado muitos pacientes", afirmou o deputado.
O parlamentar enfatizou a necessidade de priorizar pacientes com câncer na fila do SUS. "A pessoa que tem um câncer não pode esperar."
Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, sabemos que muitos casos têm cura sem necessidade de judicialização ou tratamentos mais agressivos", explicou Dr. Calil, destacando especialmente a importância dessa prioridade para casos de câncer infantil.
Em relação a procedimentos de alta complexidade, como cirurgias de separação de gêmeos siameses, o deputado elogiou o desempenho do SUS. "O SUS atende bem essa alta complexidade. É fundamental o tratamento pelo SUS porque nem clínica particular faz esse tipo de procedimento devido ao custo altíssimo", ressaltou.
Sobre a possível federação entre seu partido, o União Brasil, o PP e o Republicanos, Dr. Calil informou que as negociações ainda estão em andamento. Ele também mencionou que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é contrário à federação, acreditando que isso poderia prejudicar sua pré-candidatura à presidência da República.
Por fim, o deputado fez um apelo pela valorização da vacinação no país. "O Brasil já foi referência mundial na vacina. Caímos muito durante a COVID, mas acho que está na hora de resgatar esse compromisso e acabar com essa falsa ideia de que a vacina prejudica", concluiu Dr. Zacharias Calil.
Por Robson Talber @robsontalber
Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex- Secretário Municipal de Receita de Itaperuna-RJ, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!