Deputado e músico Fred Pacheco (PMN) será o relator da CPI do ECAD na Alerj

Deputado e músico Fred Pacheco (PMN) será o relator da CPI do ECAD na Alerj

Tribunal de Justiça tem mais de 400 processos de artistas contra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, nesta quinta-feira (15/06), Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), instituição privada responsável por administrar o pagamento e repasse dos direitos autorais aos artistas. Segundo o presidente do colegiado, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), há, no Tribunal de Justiça (TJ-RJ), mais de 400 processos de artistas nacionais contra o ECAD sobre cobranças indevidas.

“Queremos fazer uma CPI histórica para os setores cultural, artístico, de bares e restaurantes, de eventos, de rádio, streaming e para tantos outros, já que todas essas áreas recebem reclamações do ECAD sem um embasamento legal. Muitos artistas não ganham um percentual adequado, e isso tem que ser negociado com eles. O Rio de Janeiro é o maior produtor cultural do nosso país, então é fundamental para a economia do estado, para a geração de empregos e para o fomento da cultura”, declarou o parlamentar.

Durante o encontro, o deputado Carlos Macedo (REP) foi eleito como vice-presidente do grupo e o deputado Fred Pacheco (PMN) será o relator. “Nosso objetivo é garantir os direitos dos artistas, que são pagos pelos consumidores da música e da arte. Temos observado reclamações com relação ao ECAD, mas temos certeza de que vamos criar soluções para melhorar o cenário para os artistas, compositores, intérpretes e também para os consumidores”, disse Macedo.

O deputado Fábio Silva (União) foi eleito como sub-relator para tratar sobre a questão dos pagamentos aos artistas. O parlamentar comentou, ainda, que é necessário investigar os parâmetros utilizados para promover os repasses após o falecimento de artistas. De acordo com o deputado, falta transparência por parte do ECAD.

“Precisamos saber como é feito o repasse aos intérpretes e compositores das canções. No caso de falecimento do artista, os créditos ficam à disposição durante cinco anos aos herdeiros. Mas depois, para onde vai esse dinheiro? Somente no ano passado, foram R$ 48 milhões em créditos”, observou Silva.

A próxima reunião do colegiado vai ser realizada na quarta-feira (28/06). Serão convidados para participar representantes do ECAD, das associações responsáveis por administrar a instituição, das Secretarias de Fazenda estadual e municipal, do Ministério Público e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-RJ).

Também são membros efetivos da CPI os deputados Arthur Monteiro (PODE) e Professor Josemar (PSol).

Da Editoria Última Hora / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR) e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 16/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Pacheco diz que ampliação de programa de renda é 'necessidade absoluta'
31 de Agosto de 2021

Pacheco diz que ampliação de programa de renda é 'necessidade absoluta'

O detalhe que não passou despercebido na posse dos secretários de Paes
04 de Janeiro de 2025

O detalhe que não passou despercebido na posse dos secretários de Paes

ALERJ cria Comissão de Legislação Participativa que será presidida pelo Deputado Yuri Moura
21 de Março de 2025

ALERJ cria Comissão de Legislação Participativa que será presidida pelo Deputado Yuri Moura

Tragédia no RS: 85 mortes e mais de 201 mil pessoas fora de casa
07 de Maio de 2024

Tragédia no RS: 85 mortes e mais de 201 mil pessoas fora de casa

Aguarde..