Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), conhecido por seu posicionamento político extremista, foi duramente criticado nas redes sociais nesta segunda-feira (21), após fazer uma publicação considerada ofensiva sobre a morte do Papa Francisco. O parlamentar compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, vestido como o líder da Igreja Católica.
A postagem, feita no X (antigo Twitter), fazia referência a uma decisão tomada por Moraes em agosto de 2023, quando o ministro deu 24 horas para que o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, indicasse um representante da empresa no Brasil — sob pena de suspensão da rede social. Na legenda da imagem, Gayer ironizou: “Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo Papa”.
A repercussão foi imediata — e majoritariamente negativa. Além de críticas vindas da oposição, a publicação gerou revolta entre seus próprios apoiadores, inclusive entre eleitores que se identificam como conservadores e bolsonaristas. Muitos usuários consideraram a piada desrespeitosa, especialmente por envolver a morte do pontífice.
"Sou conservador, admiro seu trabalho. Mas você somente existe publicamente por obra da internet, e assim está perdendo as referências. Gafes inoportunas inclusive com adversários. Repense, se afaste e somente retorne quando o seu deslumbramento tenha arrefecido", comentou um seguidor, em uma das respostas mais curtidas da publicação.
Outro internauta, também identificado com a direita, foi enfático ao pedir mais sensibilidade: “Admiro o seu trabalho, mas não brinque com morte, principalmente com a morte do Papa. Vai causar revolta entre os católicos, tem muitos católicos de direita. Não devemos brincar com morte assim. É um momento de tristeza. Repense.”
Questionado pelo jornal O Globo, Gayer justificou que a imagem era “uma piada em alusão ao nível de autoritarismo e ditadura que vivemos”. No entanto, a tentativa de humor não foi bem recebida nem entre seus simpatizantes, o que evidenciou um desgaste crescente na relação entre o parlamentar e sua base de apoio nas redes sociais.
Fonte: Brasil
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!