Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Pré-candidato a prefeito em Belford Roxo, Márcio Canella também encaminhou a denúncia à Polícia Civil e ao INEA
O deputado estadual Márcio Canella (União Brasil) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual para denunciar a existência de um aterro sanitário clandestino em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo ele, o acúmulo de lixo teria prejudicado o escoamento da água durante o temporal que atingiu o Rio no último domingo. Dados oficiais indicam que 13 pessoas morreram no estado.
Pela denúncia, o aterro funcionaria na Avenida Presidente Kennedy, na região da Cidade dos Meninos, às margens do rio Iguaçu, na divisa com Belford Roxo, onde o deputado é pré-candidato na disputa pela prefeitura na eleição municipal deste ano. O local vem servindo para despejos de restos de obras e de construções e entulhos em geral.
“Cumpre ressaltar que o local serve naturalmente como uma área de refúgio de águas durante enchentes, evitando o seu escoamento para outras áreas residenciais dos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, cuja inundação tem sido evitada pelo acionamento de bombas instaladas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), ressaltando que a referida área é demarcada pelo instituto como área de alagamento e non aedificandi, o que denota a irregularidade da atividade ora denunciada”, diz um trecho da representação.
Canella pede a intervenção imediata das atividades e uma avaliação do impacto ambiental na região. A denúncia também foi encaminhada à Polícia Civil e ao próprio INEA.
“Eu, como deputado estadual denunciei ao Ministério Público e demais órgãos o bota-fora ilegal que está aterrando uma área que serve para represar às águas quando o rio Iguaçu transborda. Esse aterro irregular está prejudicando muito os moradores do bairro Pilar de Duque de Caxias e de Belford Roxo. Já tem dias que pararam as chuvas e a estrada em frente ao bota-fora está inundada, pois as águas não têm para onde fluir. Confiamos na atuação dos órgãos de fiscalização para pôr fim a essa prática criminosa”, disse o deputado.
Leia Ainda: Enchentes em Duque de Caxias: Ex-secretário de Meio Ambiente aponta aterro ilegal como causa
Com informações Agenda do Poder
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!