Desembargador Lindopho Marinho: Conhecimento é a Chave para uma Administração Pública Eficiente

Desembargador Lindopho Marinho: a import

Tivemos o privilégio de conversar com o Desembargador aposentado Lindopho Marinho, que compartilhou sua visão experiente sobre a importância da legislação de licitação e compras públicas. Em um momento crucial para a administração pública, ele destacou a necessidade constante de atualização e adaptação das leis, particularmente a Lei 8.666, que regula as licitações no Brasil.

Segundo o Lindopho Marinho a Lei 8.666, por tratar de uma área específica e crucial da administração pública, apresenta falhas que, em sua experiência, já geraram atos ilegais e criminosos.

“A nova lei, com as demonstrações promovidas pela SECOMP, é fundamental para ensinar os administradores como aplicá-la. Existem avanços significativos, pois agora a administração pode fazer escolhas justificadas, evitando processos administrativos e receios dos gestores em serem processados,” explicou Lindolfo.

Ele também mencionou a importância de instituições que antigamente ofereciam treinamento aos funcionários públicos, como o Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), que foi descontinuado.

“Hoje, precisamos trazer esse conhecimento para nossos servidores e administradores, com a vantagem de que a nova lei abre muitas portas que antes estavam fechadas. Agora, a administração pública pode operar sem medo, desde que cumpra as normas,” ressaltou.

A nova legislação, segundo Lindopho Marinho, desafoga as varas de fazenda pública, pois permite uma administração mais eficiente e menos burocrática, desde que os administradores sejam ágeis e cumpram as normas. Ele reforçou a ideia de que o estudo e a constante atualização são essenciais para o desenvolvimento da administração pública.

“Como já foi dito aqui, a cultura e a educação são os únicos tesouros que nunca se perdem. O ensinamento constante é fundamental para o desenvolvimento não só dos administradores, mas de toda a sociedade,” afirmou.

Mesmo aposentado, Lindolfo continua advogando na área de administração pública e lecionando direito administrativo e constitucional. Seu recado para os novos administradores é claro: “Estudem, porque sem estudo não vamos aprender nem preservar qualquer tipo de intelectualidade. Na administração pública, precisamos disso muito mais do que na área privada, onde podemos fazer o que bem entendemos. O interesse público está sempre acima de qualquer outro interesse.”

Concluímos a entrevista com uma reflexão inspiradora do Desembargador Lindolfo: “Quem não estuda continua escravo de quem estuda. Quem não sabe é como quem não vê.”

Por Jéssica Porto e Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, Ex-Secretário de Receita do Município de Itaperuna - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

 

 

Por Ultima Hora em 01/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Zanin vota para invalidar lei do Paraná que autorizou porte de armas aos CACs; STF analisará ações em outros 9 estados
26 de Março de 2024

Zanin vota para invalidar lei do Paraná que autorizou porte de armas aos CACs; STF analisará ações em outros 9 estados

STF tem maioria de votos contra 'poder moderador' das Forças Armadas
07 de Abril de 2024

STF tem maioria de votos contra 'poder moderador' das Forças Armadas

MPRJ ajuíza ação por improbidade administrativa contra prefeito de Miguel Pereira
27 de Dezembro de 2023

MPRJ ajuíza ação por improbidade administrativa contra prefeito de Miguel Pereira

GLOBO: Ator processa a TV Globo por direito a vínculo trabalhista
03 de Abril de 2023

GLOBO: Ator processa a TV Globo por direito a vínculo trabalhista

Aguarde..