Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O desembargador Claudio de Mello Tavares assina termo de posse ao lado do desembargador Peterson Barroso Simão
O desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse, nesta quarta-feira (26/3), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A cerimônia de eleição e posse da nova administração do TRE fluminense foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Durante a solenidade, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
O desembargador Claudio de Mello Tavares foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Maria Inês da Penha Gaspar e Lidia Maria Sodré de Morais e pelos desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e Fernando Cerqueira Chagas
Antes, na abertura da cerimônia, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como membro efetivo do TRE-RJ. O magistrado foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Maria Inês da Penha Gaspar e Lidia Maria Sodré de Morais, e pelos desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e Fernando Cerqueira Chagas, quando prestou o compromisso legal de posse.
O desembargador Claudio Tavares, então, declarou não ser candidato à presidência do TRE-RJ e propôs a eleição, por aclamação, do desembargador Peterson Barroso Simão como presidente do Tribunal Eleitoral do Rio. A proposta foi acolhida por unanimidade.
O desembargador Peterson Simão foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Helda Lima Meirelles e Renata Machado Cotta e pelos desembargadores Guaraci Campos Vianna e Luiz Henrique de Oliveira Marques
Assumindo, interinamente, a presidência da sessão solene, o desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro convidou o desembargador Peterson Barroso Simão a se dirigir à mesa para prestar o compromisso legal de posse. O magistrado, então, foi conduzido ao plenário, pelas desembargadoras Helda Lima Meirelles e Renata Machado Cotta e pelos desembargadores Guaraci Campos Vianna e Luiz Henrique de Oliveira Marques.
Em seu discurso, o novo presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, considerou como uma de suas principais metas a de buscar garantir a lisura das eleições, através do voto consciente do eleitor.
“Não podemos aceitar que o nosso voto seja um objeto de negócio. Queremos contar com um exemplar comportamento daqueles que ascendem a seus cargos em razão do voto livre, consciente, afastando, para sempre, a influência de traficantes de drogas e de organizações criminosas. A nossa missão no TRE é justamente eliminar o mal, trazer o bem e trabalhar por eleições com lisura para que tenhamos representantes que cumpram as leis eleitorais.”
Eleito vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares também destacou a importância de combater às interferências na liberdade do voto do cidadão.
“É nossa missão garantir que o direito ao voto seja exercido sem interferências ou constrangimentos. Trabalharemos, incansavelmente, para que esse direito fundamental seja garantido a todos. Quando protegemos a integridade do voto, protegemos a própria essência da esperança democrática. (...) Estimularemos campanhas, diálogos e iniciativas para que cada eleitor compreenda a força, o poder e a importância do seu voto.”
Em nome de todos os membros do TRE-RJ, coube ao desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro saudar os novos presidente, vice-presidente e corregedor eleitoral do Judiciário Eleitoral fluminense.
O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ex-presidente do TJRJ no biênio 2021/2022 e do TRE (2023/2025), representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro, e parabenizou os eleitos
Compuseram a mesa de honra da cerimônia, o presidente do TJRJ no biênio 2021-2022 e ex-presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Messod Azulay Neto e Antonio Saldanha Palheiro; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama; a procuradora Regional Federal do TRE-RJ, Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira; a deputada estadual Tia Ju; o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione; e o secretário de Governo do município do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.
JM/FS
Fotos de Felipe Cavalcanti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!