Desembargadores Peterson Simão e Claudio Tavares tomam posse como presidente e vice-presidente do TRE-RJ

Além de ocupar a vice-presidência do TRE-RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares será o corregedor eleitoral

Desembargadores Peterson Simão e Claudio Tavares tomam posse como presidente e vice-presidente do TRE-RJ

O desembargador Claudio de Mello Tavares assina termo de posse ao lado do desembargador Peterson Barroso Simão

O desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse, nesta quarta-feira (26/3), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A cerimônia de eleição e posse da nova administração do TRE fluminense foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Durante a solenidade, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

 

O desembargador Claudio de Mello Tavares foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Maria Inês da Penha Gaspar e Lidia Maria Sodré de Morais e pelos desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e Fernando Cerqueira Chagas

Antes, na abertura da cerimônia, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como membro efetivo do TRE-RJ. O magistrado foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Maria Inês da Penha Gaspar e Lidia Maria Sodré de Morais, e pelos desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e Fernando Cerqueira Chagas, quando prestou o compromisso legal de posse.

O desembargador Claudio Tavares, então, declarou não ser candidato à presidência do TRE-RJ e propôs a eleição, por aclamação, do desembargador Peterson Barroso Simão como presidente do Tribunal Eleitoral do Rio. A proposta foi acolhida por unanimidade.

 

O desembargador Peterson Simão foi conduzido ao plenário pelas desembargadoras Helda Lima Meirelles e Renata Machado Cotta e pelos desembargadores Guaraci Campos Vianna e Luiz Henrique de Oliveira Marques

Assumindo, interinamente, a presidência da sessão solene, o desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro convidou o desembargador Peterson Barroso Simão a se dirigir à mesa para prestar o compromisso legal de posse. O magistrado, então, foi conduzido ao plenário, pelas desembargadoras Helda Lima Meirelles e Renata Machado Cotta e pelos desembargadores Guaraci Campos Vianna e Luiz Henrique de Oliveira Marques.

Em seu discurso, o novo presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, considerou como uma de suas principais metas a de buscar garantir a lisura das eleições, através do voto consciente do eleitor.
 
“Não podemos aceitar que o nosso voto seja um objeto de negócio. Queremos contar com um exemplar comportamento daqueles que ascendem a seus cargos em razão do voto livre, consciente, afastando, para sempre, a influência de traficantes de drogas e de organizações criminosas. A nossa missão no TRE é justamente eliminar o mal, trazer o bem e trabalhar por eleições com lisura para que tenhamos representantes que cumpram as leis eleitorais.”

Eleito vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-RJ, o desembargador Claudio de Mello Tavares também destacou a importância de combater às interferências na liberdade do voto do cidadão.

“É nossa missão garantir que o direito ao voto seja exercido sem interferências ou constrangimentos. Trabalharemos, incansavelmente, para que esse direito fundamental seja garantido a todos. Quando protegemos a integridade do voto, protegemos a própria essência da esperança democrática. (...) Estimularemos campanhas, diálogos e iniciativas para que cada eleitor compreenda a força, o poder e a importância do seu voto.”

Em nome de todos os membros do TRE-RJ, coube ao desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro saudar os novos presidente, vice-presidente e corregedor eleitoral do Judiciário Eleitoral fluminense.

 

O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ex-presidente do TJRJ no biênio 2021/2022 e do TRE (2023/2025), representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro, e parabenizou os eleitos

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, o presidente do TJRJ no biênio 2021-2022 e ex-presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Messod Azulay Neto e Antonio Saldanha Palheiro; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama; a procuradora Regional Federal do TRE-RJ, Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira; a deputada estadual Tia Ju; o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione; e o secretário de Governo do município do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.


JM/FS

Fotos de Felipe Cavalcanti

Por Ultima Hora em 27/03/2025

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Justiça manda que Prefeitura de Saquarema e Governo do Estado paguem prótese biônica para escritora atacada por pitbulls
02 de Dezembro de 2024

Justiça manda que Prefeitura de Saquarema e Governo do Estado paguem prótese biônica para escritora atacada por pitbulls

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebe 4º Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude
07 de Novembro de 2022

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebe 4º Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude

STF dá prazo para Tarcísio explicar homenagem a Erasmo Dias
28 de Agosto de 2023

STF dá prazo para Tarcísio explicar homenagem a Erasmo Dias

Dino toma posse  hoje como ministro do STF em cerimônia com apenas 800 convidados
22 de Fevereiro de 2024

Dino toma posse hoje como ministro do STF em cerimônia com apenas 800 convidados

Aguarde..