Desmatadores não passarão!

Desmatadores não passarão!

 

Tolerância zero

No dia em que se comemora o Meio Ambiente, o presidente Lula e a ministra da pasta homônima, Marina Silva, lançaram o Plano Amazônia, que faz parte da quinta fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. A iniciativa torna mais rigorosa a fiscalização e o combate ao desmatamento na região com vistas a atender a meta da ONU para 2030 de erradicar o desmatamento ilegal no país.

Força

A solenidade, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 5, no Palácio do Planalto, quase duas semanas depois de o Ministério do Meio Ambiente e a própria ministra Marina Silva serem alvos de manobras feitas com base na MP dos Ministérios no Congresso Nacional mostra, publicamente, a sintonia e o apoio do presidente Lula à ministra.

 Projeto de Estado

O Plano Amazônia foi construído com a participação de 15 ministérios e entre as medidas está o combate rigoroso de forma jurídica e institucional contra os desmatadores, além de embargo de metade da área desmatada ilegalmente e, ainda, incentivos econômicos a quem desenvolver a agricultura sustentável.

Boa vizinhança

Um café da manhã, hoje, entre Lula e os presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), amenizou mais a situação tensa das últimas semanas entre o governo e Câmara e, entre Câmara e Senado. Lira saiu da reunião com uma sinalização de que o governo vai melhorar a articulação política com a casa legislativa porque, segundo ele, falta uma base efetiva no Congresso.

 Um ano à espera de Justiça

O assassinato torpe e cruel de Bruno Pereira e Dom Philips em 5 de junho do ano passado, no interior do Amazonas, ainda ecoa nos quatro cantos do Planeta e escancara o abandono e o sucateamento da proteção à Amazônia, aos povos indígenas, à pesquisa, à ciência, à soberania nacional, à segurança pública, à saúde, à educação, ao ir e vir, enfim, aos direitos humanos. Um ano se passou e a covardia com que foram mortos ainda assombra, diariamente, a quem realmente luta por um país melhor. Bruno e Dom ainda vivem na causa indígena do país.

Novo PAC

Previsto pra ser lançado em abril, o governo federal adiou para este mês o anúncio de um mega plano de investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana em todo o país.

Será!?

Em política nada é definitivo e a decisão de hoje pode ser mudada em questão de meses, dias, horas e segundos. Pré-candidato a prefeito de São Paulo, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) disse, hoje, em entrevista à CNN, que desistiu de entrar nessa disputa ao ver a aproximação do ex-presidente Bolsonaro com o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), candidato à reeleição, patrocinada pelo presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto. O tempo dirá!

De novo

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, voltou a estampar as manchetes do Estadão não por suas ações em frente ao ministério, mas por sua conduta nada republicana de usar o público como se fosse privado. Será se ele escapa de uma exoneração desta vez?

Na mira

Câmara e Senado ainda nem desenrolaram o PL das Fake News e uma outra polêmica promete movimentar o debate: o projeto de lei para regulamentar a Inteligência Artificial. Sim, o tema já está no Congresso e proposta do senador Rodrigo Pacheco já foi apresentado nesse sentido de criar um marco legal da Inteligência Artificial.

Por Coluna Valéria Costa em 05/06/2023
Publicidade
Aguarde..