Desmatadores não passarão!

Desmatadores não passarão!

 

Tolerância zero

No dia em que se comemora o Meio Ambiente, o presidente Lula e a ministra da pasta homônima, Marina Silva, lançaram o Plano Amazônia, que faz parte da quinta fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. A iniciativa torna mais rigorosa a fiscalização e o combate ao desmatamento na região com vistas a atender a meta da ONU para 2030 de erradicar o desmatamento ilegal no país.

Força

A solenidade, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 5, no Palácio do Planalto, quase duas semanas depois de o Ministério do Meio Ambiente e a própria ministra Marina Silva serem alvos de manobras feitas com base na MP dos Ministérios no Congresso Nacional mostra, publicamente, a sintonia e o apoio do presidente Lula à ministra.

 Projeto de Estado

O Plano Amazônia foi construído com a participação de 15 ministérios e entre as medidas está o combate rigoroso de forma jurídica e institucional contra os desmatadores, além de embargo de metade da área desmatada ilegalmente e, ainda, incentivos econômicos a quem desenvolver a agricultura sustentável.

Boa vizinhança

Um café da manhã, hoje, entre Lula e os presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), amenizou mais a situação tensa das últimas semanas entre o governo e Câmara e, entre Câmara e Senado. Lira saiu da reunião com uma sinalização de que o governo vai melhorar a articulação política com a casa legislativa porque, segundo ele, falta uma base efetiva no Congresso.

 Um ano à espera de Justiça

O assassinato torpe e cruel de Bruno Pereira e Dom Philips em 5 de junho do ano passado, no interior do Amazonas, ainda ecoa nos quatro cantos do Planeta e escancara o abandono e o sucateamento da proteção à Amazônia, aos povos indígenas, à pesquisa, à ciência, à soberania nacional, à segurança pública, à saúde, à educação, ao ir e vir, enfim, aos direitos humanos. Um ano se passou e a covardia com que foram mortos ainda assombra, diariamente, a quem realmente luta por um país melhor. Bruno e Dom ainda vivem na causa indígena do país.

Novo PAC

Previsto pra ser lançado em abril, o governo federal adiou para este mês o anúncio de um mega plano de investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana em todo o país.

Será!?

Em política nada é definitivo e a decisão de hoje pode ser mudada em questão de meses, dias, horas e segundos. Pré-candidato a prefeito de São Paulo, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) disse, hoje, em entrevista à CNN, que desistiu de entrar nessa disputa ao ver a aproximação do ex-presidente Bolsonaro com o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP), candidato à reeleição, patrocinada pelo presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto. O tempo dirá!

De novo

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, voltou a estampar as manchetes do Estadão não por suas ações em frente ao ministério, mas por sua conduta nada republicana de usar o público como se fosse privado. Será se ele escapa de uma exoneração desta vez?

Na mira

Câmara e Senado ainda nem desenrolaram o PL das Fake News e uma outra polêmica promete movimentar o debate: o projeto de lei para regulamentar a Inteligência Artificial. Sim, o tema já está no Congresso e proposta do senador Rodrigo Pacheco já foi apresentado nesse sentido de criar um marco legal da Inteligência Artificial.

Por Coluna Valéria Costa em 05/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Será que não mereciam uma telegraminha de curtíssimas palavras?
10 de Agosto de 2021

Será que não mereciam uma telegraminha de curtíssimas palavras?

Instituto Fênix Anuncia Reunião com a Organização Internacional Incarceration Nations Network (INN) e Lançamento de Aplicativo Inovador no Brasil
07 de Outubro de 2023

Instituto Fênix Anuncia Reunião com a Organização Internacional Incarceration Nations Network (INN) e Lançamento de Aplicativo Inovador no Brasil

Rio terá semana de conscientização sobre distúrbios neurológicos do sono
10 de Março de 2022

Rio terá semana de conscientização sobre distúrbios neurológicos do sono

GNV VEICULAR - Secretaria de Duque de Caxias, discute geração de emprego
29 de Dezembro de 2021

GNV VEICULAR - Secretaria de Duque de Caxias, discute geração de emprego

Aguarde..