Detran.RJ educa de forma lúdica no 2º dia da Semana Nacional de Trânsito

Detran.RJ educa de forma lúdica no 2º dia da Semana Nacional de Trânsito

No segundo dia da Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ realizou, neste domingo (19), diversas atividades lúdicas e educativas no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.

 Pela manhã, a equipe de Educação para o Trânsito do órgão realizou uma blitz educativa nas imediações do museu, conscientizando pedestres e ciclistas sobre a importância de praticar um trânsito mais seguro. Quem passou pela Praça Mauá recebeu orientações sobre a forma correta de utilizar equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis, principalmente à noite, quando aumentam os riscos de acidentes.

 Para o público infantil, artistas da Companhia Up Leon animaram o evento e conduziram a criançada para uma oficina de criação artística, com o tema “Ver e ser visto na cena carioca”. As crianças que participaram da ação, com a ajuda dos pais, fizeram colagens sobre como elas se locomovem ou gostariam de se locomover na cidade.

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, participou das ações deste domingo e ajudou a conscientizar os cidadãos sobre a importância de respeitar todos os atores do trânsito. “Receber as crianças com essas ações educativas no MAR é muito gratificante. Está sendo uma semana importante, com diversas ações para refletirmos sobre a função de colaborar para um trânsito mais seguro. Só com a educação conseguiremos diminuir os acidentes e tornar o trânsito um lugar acessível para todos”, reforçou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

 Acostumado a pedalar pelo Centro do Rio, o empresário Gerson Hockbrant elogiou o tema da Semana deste ano: "Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto". “É necessária a conscientização de todos no trânsito, ainda os pedestres e ciclistas, elos mais frágeis. Temos que educar todos para convivermos em um ambiente mais seguro”, disse.

 O Coletivo BiciPersé, formado por mulheres que trabalham no conserto de bicicletas, também estiveram presentes no MAR. Além de dicas sobre o meio de transporte, as ciclistas discutiram a importância do aumento de mulheres trafegando com bike pela cidade.

 

Na parte da tarde, uma palestra do projeto Pedalentos fechou o dia com dicas e instruções sobre o uso correto da bicicleta.

Por Ultima Hora em 19/09/2021
Publicidade
Aguarde..