Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou-se uma ação de plantio voluntário na Ilha do Governador que ficará marcado na mente de muitos jovens e adultos como um marco em suas histórias de conexão com a natureza e os princípios de sustentabilidade.
O evento de voluntariado ambiental foi realizado no Corredor Esportivo do Moneró, na deslumbrante Ilha do Governador graças ao envolvimento e comprometimento de centenas de participantes.
“Desde da criação do Projeto “Engenhando a Cidade", há 3 anos, realizamos pelo menos duas ações por ano de voluntariado voltada à questão ambiental com uma grande adesão de crianças e jovens, o que nos permite, especialmente, fortalecer a educação ambiental em um momento crítico do pais. Neste evento compareceram oitocentas pessoas, sendo a maioria jovens e crianças.” comenta Francisco Victer, Diretor Executivo do Projeto Engenhando a Cidade.
Nossos jovens e crianças se envolveram de maneira inspiradora, absorvendo valiosas lições sobre sustentabilidade. O Polo Cultural Ilha proporcionou momentos mágicos com o programa "Contação de Histórias" sobre o Meio Ambiente, despertando em todos a conscientização e o amor pela natureza.
Logo em seguida, as crianças puderem participar das ações e plantio, tomando o protagonismo da ação para si e criando um forte vínculo com o meio ambiente através do plantio de “sua” árvore.
“O ato de plantar uma árvore é semear responsabilidade ambiental, trata-se de estabelecer uma relação duradoura do indivíduo com a natureza. Essa conexão semeia sustentabilidade, os impactos causados nos participantes ramificam a responsabilidade sustentável com todo seu ciclo social”, comenta Severino Virginio, Diretor de Comunicação e Articulação do Projeto Engenhando a Cidade.
O plantio de oito mudas da majestosa árvore Baobá, reforçaram ainda mais a correlação de causa e efeito, em virtude da árvore do Bosque do Seu Hilário que originaram as mudas que ali estavam sendo plantadas, sendo recorrente cenas de crianças abraçadas na árvore, a qual possui uma séria de "lendas " ao seu respeito, desde de ter sido a primeira a ser criada pelo divino quanto a de que o amor jamais abandonará aquele que a abraçar além de ser a arvore da celebre livro O Pequeno Príncipe do notável escritor francês Saint Exupéry.
Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores da exuberante Mata Atlântica, incluindo os vibrantes Ipês rosa, amarelo, branco e roxo. Cada uma das 30 mudas que foi colocada no solo simbolizou o compromisso com o futuro sustentável que a comunidade deseja construir.
Por fim, todos os participantes contribuíram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois o plantio de mudas afeta diretamente a Vida Terrestre (ODS 15), na Criação de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e na Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13). Desse modo, plantou-se uma semente da sustentabilidade em cada participante.
O Grupo "Engenhando a Cidade" e a "Associação de Mulheres da Ilha do Governador" lideraram essa ação incrível, com o apoio inestimável de organizações como "Baía Viva", o grupo "Tricolores da Ilha", a "Coluna Soluções e Sustentabilidade" da Nova Brasil, da Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador e do "Grupo Desbravadores".
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!