Dia Nacional da Umbanda: fiéis falam do amor pela religião

Umbandistas contam sobre suas experiências e devoção aos orixás. No aniversário de 114 anos da religião.

Dia Nacional da Umbanda: fiéis falam do amor pela religião

A Umbanda completa 114 anos nesta terça-feira (15). Fundada em 1908, a religião foi reconhecida como afro-brasileira e encanta aqueles que cultuam as entidades. O Dia Nacional da Umbanda é comemorado na mesma data de fundação.

A Umbanda é baseada no culto dos orixás, caboclos, pretos-velhos, erês, exu, pomba-gira, baianos e boiadeiros e tem três conceitos principais: caridade, luz e amor. O significado de umbanda é “arte de curar” e resume a missão dos religiosos: ajudar pessoas através da ancestralidade e do amor.

"A minha vida mudou muito positivamente, eu ganhei paz. A Umbanda virou meu refúgio. É um lugar onde eu me desligo, só vivo aquilo ali e aquele axé”, conta Sandra da Silva, que faz parte da religião há pouco mais de um ano.

De acordo com o IBGE, na última pesquisa mais de 400 mil pessoas se declaravam umbandistas no Brasil, no ano de 2010. Muitas histórias são parecidas, as pessoas procuram acolhimento e ajuda para os seus problemas dentro da religião.

“É muito bonito de se ver que a pessoa vem com as dificuldades dela, os problemas, e você ajuda a encontrar um caminho, dá uma luz aquela pessoa. É muito gratificante, ainda mais quando tudo se resolve”, relata o pai de santo, Alam de Oxaguian.

Por Maicon Salles 

Por Falando de Baixada Fluminense em 15/11/2022
Publicidade
Aguarde..