Dois favoritos para o STF: Bruno Dantas e Luís Felipe Salomão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Dois favoritos para o STF: Bruno Dantas e Luís Felipe Salomão

Candidatos à vaga de Rosa Weber já se movimentam em busca da indicação de Lula 

Dois dos principais nomes para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal criaram trunfos para se destacar na corrida pelo lugar da ministra Rosa Weber. Aliados de Lula dizem que o presidente dá poucas pistas, mas acompanha de perto os passos dos potenciais indicados.

Um deles é o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. Além do apoio de boa parte da classe política, em especial do senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu padrinho, foi o idealizador da secretaria de consensos do TCU, que busca estreitar o diálogo entre os setores público e privado. Criada em janeiro para destravar investimentos em infraestrutura, a pasta já abriu processos que envolvem ferrovias e aeroportos.

O outro é o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça e favorito do ministro Alexandre de Moraes. Salomão é hoje o magistrado mais poderoso no Rio de Janeiro. Seu principal trunfo é a correição que ordenou na Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e na 13ª Vara Federal em Curitiba, onde tramitaram os processos da operação Lava Jato.

A correição veio após o afastamento do juiz Eduardo Appio, sucessor de Sérgio Moro em Curitiba, por decisão do TRF-4. Appio é suspeito de ter se passado por outra pessoa ao ligar para o filho do desembargador Marcelo Malucelli, revisor dos casos da operação.

Lula acompanha de perto os resultados dos dois casos. Em seu terceiro mandato, o presidente já indicou o seu advogado, Cristiano Zanin, para a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. A sabatina no Senado ocorrerá ainda em junho.

Para o lugar de Weber, há pressão de militantes por uma ministra mulher ou ministro negro e de aliados por um nome à esquerda, que seja ligado ao grupo Prerrogativas, que apoia o PT e o governo. 

Da Editoria Última Hora / Agência Brasil / ASCOM / Imagem: Redes Sociais

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR) e receba notícias diariamente.

Por Ultima Hora em 16/06/2023
Aguarde..