Domingo terá atos contra a anistia em sete capitais

Domingo terá atos contra a anistia em sete capitais

Neste domingo (30), movimentos sociais e sindicais realizarão atos em sete capitais brasileiras contra a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. As manifestações acontecerão em Fortaleza, São Luís, Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba e São Paulo. Além disso, um protesto está marcado para ocorrer em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Os atos são organizados pela Frente Povo Sem Medo e pela Frente Brasil Popular, que reúnem diversos movimentos sociais e têm ligação com partidos de esquerda, como PSOL e PT. Além da oposição à proposta de anistia, os manifestantes também pedem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que nesta semana se tornou réu por tentativa de golpe de Estado e será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A data escolhida para as manifestações coincide com o aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964. Entre os participantes esperados estão ex-presos políticos da ditadura, que discursarão em carros de som. A família do deputado Rubens Paiva, cuja trajetória foi retratada no filme Ainda Estou Aqui, também foi convidada a participar.

Em São Paulo, a concentração será na Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista. Os manifestantes seguirão até o antigo DOI-Codi, na Vila Mariana, local que serviu como um dos principais centros de tortura durante a ditadura militar. Inicialmente, o ato estava previsto para ocorrer no vão do MASP, mas houve uma mudança para evitar conflito com a Marcha Transmasculina, que também ocorrerá na região. Entre os parlamentares que confirmaram presença estão Guilherme Boulos (PSOL), Lindbergh Farias (PT) e Erika Hilton (PSOL).

Atos bolsonaristas e a disputa de narrativas

Enquanto movimentos sociais articulam as manifestações deste domingo, grupos bolsonaristas preparam um ato pró-anistia para o dia 6 de abril, em São Paulo. No último dia 16, uma mobilização em Copacabana, no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, bem abaixo da expectativa do ex-presidente, que esperava cerca de um milhão de apoiadores.

O pastor Silas Malafaia desafiou os movimentos de esquerda a reunirem metade do público que compareceu ao ato bolsonarista. No entanto, organizadores dos protestos contra a anistia rejeitam qualquer disputa de público. "Não cabe esse tipo de disputa", afirmou Ana Paula Perles Ribeiro, coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). "A gente tradicionalmente faz ato nesta data. Claro que coincidiu com o momento em que Bolsonaro virou réu, que Carla Zambelli foi condenada e outras derrotas para o bolsonarismo, mas não estamos nessa competição", completou.

Para Daiane Araújo, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a mobilização tem um significado maior. "Esperamos que no dia 30 esse tema tome coro na sociedade e que a gente consiga avançar na construção de Justiça", afirmou.

Outras manifestações pelo país

Além dos atos marcados para domingo, manifestações estão previstas para os dias seguintes. Em Fortaleza e Porto Alegre, os protestos ocorrerão na segunda-feira (1º). Na terça-feira (2), haverá mobilizações em João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, Aracaju e Brasília.

 

Fonte: Uol

 

Por Ultima Hora em 29/03/2025

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Bonde dos Travessos lança música nova em todas as plataformas digitais
20 de Janeiro de 2024

Bonde dos Travessos lança música nova em todas as plataformas digitais

Novo Código Municipal de Defesa do Consumidor fortalece direitos dos cariocas.
06 de Agosto de 2021

Novo Código Municipal de Defesa do Consumidor fortalece direitos dos cariocas.

Maricá na rota do turismo alemão
29 de Novembro de 2021

Maricá na rota do turismo alemão

Alerj aprova regras para permissão de buggy-turismo no Estado do Rio
09 de Junho de 2022

Alerj aprova regras para permissão de buggy-turismo no Estado do Rio

Aguarde..