Doria afasta coronel que fez ataques a ele, ao Supremo e pede golpe de Estado

Governador de S

Doria afasta coronel que fez ataques a ele, ao Supremo e pede golpe de Estado

DA REDAÇÃO - É inacreditável, mas para o coronel da PM Aleksander Lacerda, chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, os ministros do Supremo Tribunal Federal são nazistas e o presidente da República de extrema-direita Jair Bolsonaro (Sem partido) é a vítima. Suas manifestações nas redes sociais a favor de golpe de Estado e insultando o governador Doria e convocando para atos golpistas no 7 de setembro levaram o governador a afastar o coronel nesta segunda-feira (23) por indisciplina.

Além disso, o coronel atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao afirmar que sente "nojo" da instituição. Disse que Doria seria uma "cepa indiana".

Lacerda acusou o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, como beneficiário de um esquema "mafioso".

O coronel também fez manifestações favoráveis a um golpe: "liberdade não se ganha, se toma"

Chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), o coronel Aleksander Lacerda está convocando seus "amigos" para o ato de apoiadores de Jair Bolsonaro marcado para o dia 7 de setembro em Brasília (DF). O militar atacou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), ao chamar o parlamentar de "covarde". Também disse que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é uma "cepa indiana" e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, foi qualificado como beneficiário de um esquema "mafioso". As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O coronel tem sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista. É uma tropa de cerca de 5 mil homens em 78 cidades da região de Sorocaba, sede do CPI-7 As manifestações do coronel refletiram a contaminação do bolsonarismo na PM paulista. O temor é que Bolsonaro use as PMs para tentar uma ruptura institucional. Doria e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciaram no sábado (21) um encontro para esta segunda-feira (23) entre 24 governadores para discutir a defesa das instituições democráticas.

O coronel Lacerda fez suas manifestações no Facebook. Em 16 de agosto, postou "liberdade não se ganha, se toma. Dia 7/9 eu vou".

No dia 20, o coronel publicou mensagem dizendo que "nenhum liberal de talco no bumbum" consegue "derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil". "Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete".

Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: "caldo vai esquentar".

Entre os dia 1.º e 22 de agosto, o coronel publicou 148 críticas e ofensas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seus ministros. O coronel disse em 5 de agosto: "Sinto nojo do STF". Alexandre de Moraes foi retratado em uma publicação com um bigode do ditador Adolf Hitler, que é sabidamente admirado por Bolsonaro, alguns de seus ministros e seguidores.

Em nota, a PM informou ser "uma instituição de Estado legalista, que tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País".

"Postagens e opiniões expressadas por PMs em contas privadas de redes sociais, eventos oficiais públicos e na mídia em geral, quando atentarem contra as normas vigentes e tomarem contornos de ilegalidade, serão punidas com rigor. O conteúdo citado pela reportagem passa por análise criteriosa da Corregedoria", disse. (Da coluna de Lauro Jardim no O Globo, Estadão e Brasil247)

Por Ultima Hora em 23/08/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Entidades querem federalizar apuração de agressões contra jornalistas
10 de Janeiro de 2023

Entidades querem federalizar apuração de agressões contra jornalistas

Cláudio Castro faz queixa-crime contra o líder do PSOL Yuri, que o chamou de porco
15 de Maio de 2023

Cláudio Castro faz queixa-crime contra o líder do PSOL Yuri, que o chamou de porco

Ciro suspende sua candidatura presidencial após votos do PDT pela PEC da reeleição de Bolsonaro
04 de Novembro de 2021

Ciro suspende sua candidatura presidencial após votos do PDT pela PEC da reeleição de Bolsonaro

Família Amorim na Política: Vereador Rogério Amorim e Deputado Rodrigo Amorim unem Forças Contra Eduardo Paes
27 de Junho de 2024

Família Amorim na Política: Vereador Rogério Amorim e Deputado Rodrigo Amorim unem Forças Contra Eduardo Paes

Aguarde..