Doutora Gisele Rondon, destaca desafios no cenário mundial para os direitos das mulheres

  No II Simpósio realizado no Fairmont, em Copacabana, o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no contexto global ganhou destaque. Ao lado do renomado Silva Neto, juíza de Direito do Maranhão, Dra. Gisele Rondon, perspectivas cruciais sobre a situação atual das mulheres em meio a avanços e desigualdades persistentes.

Sob o tema "A mulher no cenário mundial", a Dra. Gisele Rondon apresentou uma palestra instigante, destacando que, apesar das conquistas da globalização e dos avanços tecnológicos, o abismo entre homens e mulheres persiste em diversas esferas.

“Ainda há muito a ser conquistado”, ressalta a Dra. Rondon. Ela enfatizou as disparidades salariais gritantes, onde as mulheres com o mesmo nível de qualificação profissional conseguem obter desempenho consideravelmente inferior aos dos homens. Apesar dos marcos históricos como o direito ao voto, as pílulas anticoncepcionais e a inserção no mercado de trabalho, a luta pela igualdade permanece.

A juíza destacou ainda a realidade preocupante enfrentada por mulheres negras, pardas e indígenas, evidenciando um abismo ainda maior. Ressaltou casos recentes de violência, como o da querida An Rique Mar em São Paulo, e a trágica perda da cantora Sara, vítimas de feminicídio.

Questionada sobre ações para mitigar essa realidade, a Dra. Gisele Rondon enfatizou a importância da educação e conscientização, não apenas das mulheres, mas também dos homens. Ela propôs um trabalho conjunto para desconstruir comportamentos violentos e lançou iniciativas, como um grupo educativo voltado para homens envolvidos em casos de violência doméstica.

Ao encerrar uma entrevista, a Dra. Gisele Rondon expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a necessidade de efetividade nos direitos das mulheres. “É uma honra coordenar este simpósio e reforçar a importância de garantir que esses direitos sejam efetivos”, destacou.

O evento, que contou com a participação do Ministro Humberto Martins, foi um espaço fundamental para debater e refletir sobre os desafios atuais e futuros na busca pela igualdade de gênero e proteção dos direitos das mulheres.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Oscar Müller
 

Por Ultima Hora em 21/11/2023
Publicidade
Aguarde..