Doutora Lídia celebra de experiência no setor naval e destaca a importância do transporte marítimo durante evento na Ilha Fiscal

No Dia Mundial do Marítimo, celebrado na histórica Ilha Fiscal, a renomada doutora Lídia, com mais de 40 anos de experiência no setor naval, participou das comemorações e falou sobre sua trajetória no transporte marítimo, bem como a relevância desse setor para o Brasil e o mundo.

Em sua primeira visita à Ilha Fiscal, Lídia destacou o orgulho de participar da comunidade marítima por tantos anos. “Eu tenho mais de 40 anos na área marítima. Comecei no Lloyd Brasileiro, passei para um grupo norueguês, e depois fundamos a nossa própria empresa. Fui pioneira na operação de navios roll-on/roll-off no Brasil, acompanhando o boom de exportações e importações de veículos montados e outros tipos de carga", relembra.

Ao ser questionada sobre a importância do transporte marítimo para o Brasil, Lídia fez questão de frisar o papel vital que o setor desempenha no cenário global. “Como disse o almirante: navegar é preciso. O Brasil precisa desenvolver ainda mais suas exportações para ser competitivo no mercado internacional. As autoridades devem compreender as dificuldades enfrentadas pelo setor e nos ajudar a atender às normas internacionais, como as da Organização Marítima Internacional (IMO).”

Desafios durante a pandemia e o futuro do setor

Durante a pandemia de Covid-19, 95% do abastecimento global foi feito por meio do transporte marítimo, e Lídia ressaltou que, apesar dos desafios impostos pela fiscalização da Anvisa e a necessidade de controlar a saúde pública, as operações continuaram com sucesso. “Mesmo com a intensa fiscalização, conseguimos evitar grandes atrasos nos portos, o que foi fundamental para a economia. Tripulantes certificados com as vacinas facilitaram o processo.”

Além disso, a doutora Lídia mencionou avanços nas políticas de dragagem dos portos brasileiros, mas alertou para a necessidade de mais investimentos. “A legislação melhorou ao longo dos anos, mas ainda enfrentamos dificuldades. Os grandes navios precisam de portos com calado suficiente para operar. Apesar disso, o setor evoluiu muito nos últimos 40 anos, especialmente em portos como Itaguaí e Santos, este último sendo o maior do Brasil."

O papel dos agentes marítimos e mensagem aos profissionais do setor

Sobre o papel crucial dos agentes marítimos, Lídia descreveu a complexidade da gestão de navios e tripulações. "Nós tomamos conta de tudo: do navio, da carga, do tripulante. Se alguém quebra o pé, por exemplo, temos que resolver rapidamente para não perder tempo nem dinheiro."

Ao final da entrevista, a doutora Lídia deixou uma mensagem especial para os marítimos que não puderam participar da celebração na Ilha Fiscal: “Celebrem bastante! Sem vocês, não seríamos nada, nem como consumidores, nem como agentes marítimos. Trabalhar nessa área é desafiador, com poucas férias e longos períodos longe das famílias. Precisamos nos apoiar mutuamente para que o setor continue crescendo."

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

 

 

Por Ultima Hora em 02/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Estado do Rio criou mais de 50 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2023
02 de Junho de 2023

Estado do Rio criou mais de 50 mil novos postos de trabalho nos primeiros quatro meses de 2023

Rio de Janeiro criou quase 19 mil novos empregos formais em outubro, resultado 7,2% maior que o do mês anterior
03 de Dezembro de 2023

Rio de Janeiro criou quase 19 mil novos empregos formais em outubro, resultado 7,2% maior que o do mês anterior

Gigante energético: Rio de Janeiro sediará seminário de alto nível sobre o futuro do petróleo e energia no estado
02 de Abril de 2025

Gigante energético: Rio de Janeiro sediará seminário de alto nível sobre o futuro do petróleo e energia no estado

Faetec abre 23 mil vagas para cursos de Qualificação Profissional
01 de Fevereiro de 2023

Faetec abre 23 mil vagas para cursos de Qualificação Profissional

Aguarde..