Duas autoras de gerações diferentes se juntam para criar dramaturgia sobre a pré-adolescência

Duas autoras de gerações diferentes se juntam para criar dramaturgia sobre a pré-adolescência

A peça “Baú de Corações” estreia, no dia 22 de junho, no teatro Fashion Mall, com texto de Leila Meirelles e Maria Santos, indicado ao Prêmio Nacional de Dramaturgia Ana Maria Machado, uma iniciativa do Cepetin (Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil). O espetáculo, dirigido por Cristina Bethencourt, fica em cartaz até o dia 14 de julho, aos sábados e domingos, às 17h30.

“Escrever em parceria é muito bom porque te traz o olhar do outro, o que só contribui para uma história que busca a identificação do público. Meu encontro com a Maria foi muito tranquilo. Nossas palavras se entenderam rapidamente! ”, diz Leila.

Leila, 55 anos, e Maria, 26, criaram uma dramaturgia bem-humorada das ideias, das dores e das delícias vividas por essa turma dos 9 aos 12 anos, mostrando que os amigos ajudam a construir as pontes que impulsionam o voo individual do percurso de cada um. "Quisemos construir uma peça que focasse na dolorosa e doce idade em que não se é criança nem adolescente. Trazendo os devaneios, desejos e descobertas dessa época memorável ", diz Maria.

Baú de Corações resgata a experiência de uma infância conectada, não às redes sociais, mas à vida cotidiana, a relações pessoais, a encontros presenciais, à escuta, à cumplicidade. Embora a tecnologia seja maravilhosa em muitos aspectos, a peça retrata a infância nos anos 2000 para que possamos olhar para os conflitos dos personagens sem as distrações e o isolamento do mundo virtual.

Através de um texto poético, a história traz temas como luto, separação de pais, as transformações do corpo e a primeira paixão. Com diálogos repletos de metáforas e honestidade, as autoras costuram situações vividas por cada personagem de um grupo de amigos. As crianças aprendem mais sobre a vida nas escolhas que fazem e na reflexão de suas ações através das trocas entre elas. Acima de tudo, o espetáculo mostra a importância da amizade, pela empatia, generosidade e acolhimento, mostrando como o laço do afeto é importante e fortalece a jornada de cada um.

Voltado para o público infanto-juvenil, o espetáculo traz um elenco muito jovem, mas já com currículo de peso: Theo de Almeida, Valentina Leão, Miguel Venerabile, Felipe Melquiades e Giovana Mendes, além de Haroun Abud e Gabriel Diniz que  completam o time como stand-ins.

A peça “Baú de Corações”, produzida por Marcela Nunes, traz música, comédia, diversão e poesia para contar uma história que todo mundo que é criança, já foi ou ainda é, vai se identificar. “Os conflitos que o crescimento traz são atemporais. Todos enfrentamos os medos das incertezas do futuro. E geralmente nossa imaginação é muito mais cruel que a realidade. Perdemos coisas, mas ganhamos muitas possibilidades também. E é deste olhar otimista que a peça trata”, conclui Leila.

Por Neno Ferreira 'No social' em 12/06/2024
Publicidade
Aguarde..