Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A economia americana caiu 0,9% no segundo trimestre, considerando a taxa anualizada. A mediana dos analistas ouvidos pela Bloomberg esperava 0,4% de crescimento. Com o resultado, os EUA entram na chamada recessão técnica - quando há dois trimestres consecutivos negativos. O consumo das famílias, motor do PIB americano, desacelerou e subiu 1%, levemente abaixo das expectativas de mercado (1,2%)
Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Departamento de Comércio dos EUA mostram ainda queda nos gastos de governo e no investimento no setor imobiliário, um importante segmento economia americana. A queda do PIB americano já tinha sido revela em 1,6% no primeiro trimestre. No mercado o destaque ficou por conta da queda do dólar, com recuo de 1,66%, sendo vendido a R$ 5,1633.
Expectativa não é das mais otimistas
Os EUA divulgam dados com taxa anualizada, uma metodologia diferente da usada no Brasil. Considerando o resultado ajustado pela inflação, como divulgado pelo IBGE, o PIB americano recuou 0,2% ante o primeiro trimestre, segundo o The New York Times.
Também é o segundo trimestre negativo seguido, uma vez que o declínio no primeiro trimestre havia sido de 0,4%, seguindo os parâmetros usados pelo instituto de estatísticas brasileiro. O resultado corrobora o conceito de recessão técnica, embora oficialmente os EUA não estejam em recessão. Porém, segundo analista, a expectativa não é otimista.
Da Editoria/The New York Times/Imagem: Internet
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!