EFEITO DOMINÓ: Disputa por PREFEITURAS pode ESVAZIAR bancadas na CÂMARA e ALERJ

Pelo menos 9 parlamentares federais e 14 estaduais devem confirmar que irão disputar eleições municipais

EFEITO DOMINÓ: Disputa por PREFEITURAS pode ESVAZIAR bancadas na CÂMARA e ALERJ

A corrida eleitoral para as prefeituras do estado do RIO DE JANEIRO promete agitar a política fluminense nos próximos meses. Como diz o ditado, "em time que está ganhando, não se mexe", mas no caso dos deputados federais e estaduais, a máxima parece ser outra: "quem não arrisca, não petisca".

Pelo menos 9 parlamentares federais já comunicaram aos seus partidos que vão se licenciar dos cargos para disputar as eleições municipais, enquanto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o número pode chegar a mais de 14.

Pela lei eleitoral, os parlamentares não precisam pedir licença do mandato para se candidatarem, mas quase todos preferem oficializar a ausência no plenário a fim de se dedicarem integralmente à campanha.

De BRASÍLIA para o QUINTAL: Deputados TROCAM Congresso pela CORRIDA MUNICIPAL no RIO

Na Câmara dos Deputados, a dança das cadeiras também promete agitar a política fluminense.

Na capital, três deputados federais estão de malas prontas para a campanha: MARCELO QUEIROZ (PP), ALEXANDRE RAMAGEM (PL), e TARCÍSIO MOTTA (PSOL), que, ao se licenciarem de seus postos, sinalizam a importância da capital neste embate eleitoral. A possibilidade de OTONI DE PAULA (MDB) juntar-se a esta lista apenas intensifica a expectativa em torno das eleições municipais.

Em NITERÓI, a deputada TALÍRIA PETRONE (PSOL) e o bolsonarista CARLOS JORDY (PL) também devem entrar na briga.

Ainda na região metropolitana, o PT terá o deputado federal DIMAS GADELHA como candidato em SÃO GONÇALO, enquanto seu correligionário WASHINGTON QUAQUÁ (PT) disputará MARICÁ. Já na Baixada Fluminense, MAX LEMOS (PDT - eleito no PROS) tentará a sorte em QUEIMADOS.

Mas a movimentação não para por aí. Alguns deputados podem ser escolhidos para compor chapas como candidatos a vice-prefeito, o que aumentaria ainda mais o número de licenças. É o caso de PEDRO PAULO (PSD), cotado para ser vice de EDUARDO PAES no RIO, e CHRIS TONIETTO (PL), possível parceira de chapa de RAMAGEM.

Na ALERJ, a lista de deputados que devem concorrer inclui nomes como:

RODRIGO AMORIM (União) na capital;

LÉO VIEIRA (Republicanos) e VALDECY DA SAÚDE (PL) em SÃO JOÃO DE MERITI;

ANDREZINHO CECILIANO (PT) em PARACAMBI;

DR. SERGINHO (PL) em CABO FRIO;

TIAGO RANGEL (Podemos) em CAMPOS;

PROF. JOSEMAR (PSOL) em SÃO GONÇALO;

YURI (PSOL) em PETRÓPOLIS;

ZEIDAN (PT) em ITABORAÍ;

MARCIO CANELLA (União) em BELFORD ROXO;

LUIZ CLAUDIO RIBEIRO (PSD) em MANGARATIBA;

e MARCELO DINO (União) como candidato a vice em DUQUE DE CAXIAS.

Apesar de serem cotados, quatro deputados estaduais negam que serão candidatos: JARI OLIVEIRA (PSB) em VOLTA REDONDA, RAFAEL NOBRE (União) em NILÓPOLIS, BERNARDO ROSSI (SD) em PETRÓPOLIS e GUILHERME DELAROLI (PL) em ITABORAÍ, caso o irmão, atual prefeito, tenha problemas de saúde.

Como diz o velho ditado, "quem tem boca vai a Roma". E, pelo visto, os parlamentares fluminenses estão com as malas prontas para embarcar nessa viagem rumo às prefeituras. Resta saber quem vai conseguir "chegar lá" e quem vai acabar "dando com os burros n'água". A expectativa é que, com tantos nomes de peso na disputa, a eleição municipal no RIO reserve ainda muitas surpresas e reviravoltas e os Suplentes estão na torcida, pois pelo menos 5 estaduais e 5 federais tem chances reais de vencer e largar o parlamento.

Suplentes dos Estaduais com chances na ordem:

Renan Jordy, Bruno Boaretto (Sub secretário Estadual), Douglas Gomes e Betinho Albertassi - PL

Sergio Fernandes (Secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa do Rio), Atila Nunes (no mandato) Raiana de Chiquinho (Pré-candidato a Prefeito) e Bruno Lessa (Pré-candidato a Prefeito) - PSD

Marcos Muller (Pré-candidato a Prefeito), Leonardo Vasconcellos (Pré-candidato a Prefeito) e Daniel Luiz Martins - UNIÃO

Lilian Behring - PC DO B - PT - PV

Adilson Pires - PT - PC DO B - PV

Benny Briolly - PSOL

Wellington Jose (no mandato), Juliana do Taxi - PODEMOS

Suplentes dos Federais com chances na ordem:

Marcelo Calero (Secretário de Cultura do Rio), Renan Ferreirinha (Secretário de Educação do Rio) Caio Vianna e Jones Moura - PSD

Dr Flávio (Secretário de Estado), Charlles Batista (Vice Presidente AGETRANSP), Marcos Braz e Rosane Felix - PL

Luiz Antônio - PP

Enfermeira Rejane - PC DO B - PT - PV

Ricardo Lodi - PT - PC DO B - PV

Heloísa Helena - REDE - PSOL

Leonardo - MDB

Glauber Poubel - PROS

*Considerandos suplentes em cargos e suplentes disputando eleições para prefeito com chances

Fotos e Fontes: Redes Sociais

https://www.ultimahoraonline.com.br/admin/editor/ckeditor/uploads/images/03c2420bbc0d045de3d323a8824becae.jpgPor Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais FacebookInstagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

#PrefeituraRJ #ALERJ #Eleições2024 #EleicoesMunicipaisRJ #Politica #EleiçõesMunicipais #DançaDasCadeiras #PolíticaESTADO #MarceloQueiroz #Ramagem #TarcisioMotta
#OtoniDePaula #TaliriaPetrone #DimasGadelha #MaxLemos #PedroPauloPSD #EduardoPaes #ChrisTonietto #EduardoPazuello

 

Por Ultima Hora em 30/04/2024
Publicidade
Aguarde..