Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
ROBERTO MONTEIRO PINHO - Esta foi uma das primeiras frases do discurso de vitória do governador do Estado americano da Flórida, Ron DeSantis, foi: "Obrigado ao condado de Miami-Dade., ao comemorar comemorando sua reeleição na noite de terça-feira (8/11). Miami votou massivamente nos candidatos republicanos nas eleições de meio de mandato de 2022, algo que não ocorria há 20 anos.
A principal cidade da Flórida tornou-se também a principal cidade americana de maioria latina onde o Partido Republicano saiu vitorioso. O clamor da vitória acendeu mais ainda a luz verde para a candidatura à presidência de Donald Trump. Cerca de 70% da população do condado de Miami-Dade são de origem latina. Destes, cerca de metade tem origem cubana. A vitória republicana era esperada, acompanhou as pesquisas que antecederam o pleito.
Miami-Dade é o coração da maior região metropolitana do Estado da Flórida. O condado votou majoritariamente na reeleição do governador DeSantis, contra seu oponente democrata Charlie Crist. Os resultados parciais disponíveis na noite da eleição indicavam uma vantagem de 55% para DeSantis contra 43% de Crist ? uma diferença já impossível de ser revertida. Há pouco, a redação confirmava a vitória final dos republicanos.
Miami é a metrópole que atualmente é o sinal latente de um terremoto eleitoral que está transformando a política dos Estados Unidos. O realinhamento para a direita de uma parcela importante do eleitorado latino do país, entra no radar dos analistas políticos, com total prioridade e com certeza fazendo contexto as previsões para a presidencial de 2024.
Da Editoria/BBC News/Imagem:Redes Sociais
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!