Eleito a Prefeito de Angra é multado por usar imagem de Bolsonaro sem permissão

Cláudio Ferreti e sua coligação vão pagar R$ 30 mil após confusão com santinhos durante a campanha

Eleito a Prefeito de Angra é multado por usar imagem de Bolsonaro sem permissão

O prefeito eleito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti (MDB), foi condenado a pagar uma multa salgada de R$ 30 mil, e o motivo? O uso da imagem de Jair Bolsonaro (PL) durante sua campanha, sem a permissão do ex-presidente. Parece até coisa de novela política, mas a confusão foi parar nos tribunais depois que Renato Araújo (PL), adversário direto e apoiado por Bolsonaro, entrou com uma ação contra Ferreti.

O juiz não teve dúvidas ao decidir: usar a imagem de Bolsonaro foi considerado uma “propaganda desinformativa”, afinal, todo mundo já sabia que o apoio do ex-presidente era para Araújo, e não para Ferreti. E a sentença foi clara: a multa está prevista em lei. Resultado? Ferreti e sua coligação, "Angra no Caminho Certo", terão que pagar o preço por essa jogada.

Mas como tudo isso começou? Durante a campanha, Ferreti espalhou santinhos pela cidade, onde aparecia lado a lado com Bolsonaro. Isso causou um baita alvoroço, já que, no mesmo período, Bolsonaro estava em vídeos e eventos declarando seu apoio a Araújo. Para completar o drama, Bolsonaro ainda fez um vídeo indignado, dizendo que Ferreti estava “trapaceando” ao usar sua imagem e prometendo que Angra dos Reis teria um prefeito “decente e honesto” no futuro.

A situação foi parar nas mãos da Polícia Federal, que fez busca e apreensão na gráfica que imprimiu os panfletos irregulares, além de visitar a base da campanha de Ferreti. A acusação se baseou no artigo 350 do Código Eleitoral, que proíbe a divulgação de informações falsas ou enganosas com fins eleitorais.

O mais curioso é que, apesar da confusão, Ferreti venceu as eleições com uma diferença pequena: ele recebeu 40.681 votos (42,41% dos votos válidos), enquanto Araújo conquistou 39.579 (41,27%). A cidade de Angra dos Reis, por ser pequena, não tem segundo turno, o que acirrou ainda mais os ânimos.

Mesmo com a vitória garantida nas urnas, a polêmica ainda continua. Ferreti não quis comentar o caso e se manteve em silêncio sobre as acusações de Bolsonaro. Já Araújo, que também foi procurado pela imprensa, não foi encontrado. Mas uma coisa é certa: essa história ainda vai render muita conversa em Angra dos Reis.

E o que será que vem por aí? O futuro político da cidade continua indefinido, com essa briga entre os dois lados, e muitos eleitores de olho no que ainda pode acontecer. Enquanto isso, a multa já está garantida, e Ferreti vai ter que lidar com esse novo capítulo em sua trajetória política.

Por: Arinos Monge.

 

Por Ultima Hora em 15/10/2024
Publicidade
Aguarde..