Encontro debate futuras ações do Programa 'Detran.RJ Mulher'

Encontro debate futuras ações do Programa 'Detran.RJ Mulher'

Um encontro entre o Detran.RJ e outros órgãos do governo que apoiam o programa ‘Detran.RJ Mulher’ discutiu as futuras ações para a continuidade do projeto em todo o estado. A reunião aconteceu nesta terça-feira (24/08) no edifício-sede do departamento e contou com a presença do presidente do órgão, Adolfo Konder, da secretária de Estado de Vitimados, Pricilla Azevedo, da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Glória Heloiza, da assessora-chefe de gestão e modernização do Detran, Juliana Costa, e da advogada Sylvia Drummond, especialista na Lei Maria da Penha. 

Neste primeiro momento, foram discutidas medidas de enfrentamento à violência contra a mulher, aproveitando a campanha ‘Agosto Lilás’, além de outras ações internas e externas que estão sendo elaboradas pela Assessoria de Gestão e Modernização (Agem) para o público interno do departamento.

Palestras, workshops, cursos, dinâmicas em grupo e apoio psicológico são algumas das atividades que estão sendo propostas para as funcionárias e colaboradoras do Detran.RJ.

“Quando elaboramos o projeto, pensamos em políticas públicas para contribuir com nossas funcionárias, mas também com a sociedade, em geral. Amanhã podemos não estar à frente do órgão, mas esse legado vai ficar. O Detran deve prestar serviços de qualidade, mas também não podemos fechar os olhos para este problema grave e desafiador que é a violência contra a mulher”, explicou Adolfo Konder.

Dados recentes, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mostram que, durante o isolamento, entre 13 de março de e 31 de dezembro de 2020, 250 mulheres foram agredidas, diariamente, no Estado do Rio de Janeiro. Números alarmantes que só reiteram iniciativas como o Detran.RJ Mulher, oficializado no Diário Oficial, no dia 26 de julho, por uma portaria.

“Um departamento público do tamanho do Detran não poderia deixar de abraçar essa causa. Vamos desenvolver novas ações e disseminar as políticas que já existem no estado. Contamos com o apoio de diversas secretarias para trabalhos conjuntos. Nossa Ouvidoria, por exemplo, passará a ter um canal só para o atendimento a mulher”, afirma Juliana Costa, assessora-chefe de Modernização do Detran e idealizadora do novo projeto.

Durante o debate, a secretária de Estado de Vitimados, Pricilla Azevedo, que também é tenente-coronel da Polícia Militar, relatou já ter sido vítima de violência, onde foi agredida por sete homens durante um sequestro e chamou atenção para a importância do projeto.

 “A vítima precisa ser cuidada e ter assistência. Tenho certeza de que vamos fortalecer as parcerias para que a gente consiga atingir todo o estado com políticas públicas de qualidade”, reforçou. 

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Glória Heloiza, falou da importância do trabalho em equipe:

“Quanto mais parcerias, melhor para o enfrentamento à violência contra a mulher. Temos que ter consciência de que em briga de marido e mulher, o estado mete a colher e salva a mulher!”, enfatizou. (Do Portal do Governo do Estado)

Por Ultima Hora em 25/08/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Prefeitura de Cabo Frio proibida de utilizar fogos com ruído em festividades de fim de ano
21 de Dezembro de 2023

Prefeitura de Cabo Frio proibida de utilizar fogos com ruído em festividades de fim de ano

Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa com espaço exclusivo para mulheres
25 de Outubro de 2021

Prefeitura do Rio lança o BRT Rosa com espaço exclusivo para mulheres

PESQUISA: Cariocas reprovam administração de Eduardo Paes
24 de Abril de 2023

PESQUISA: Cariocas reprovam administração de Eduardo Paes

'O carioca não aguenta mais a indústria das multas, máfia dos pardais' denuncia Vereador Felipe Michel
16 de Agosto de 2023

'O carioca não aguenta mais a indústria das multas, máfia dos pardais' denuncia Vereador Felipe Michel

Aguarde..