Enem: confira dicas de alimentação antes da prova, para aliviar o estresse

Coordenadora do curso de Nutri

Enem: confira dicas de alimentação antes da prova, para aliviar o estresse

A poucas semanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será nos dias 13 e 20 de novembro, o estresse dos estudantes aumenta e sintomas como dor de cabeça, insônia e ansiedade se tornam ainda mais frequentes. Além de cuidar do aspecto mental para ter um bom desempenho, é fundamental ter uma alimentação adequada, a fim de evitar qualquer mal-estar, antes e durante a prova.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da faculdade Anhanguera, Edna Freignan, explica que, em momentos de tensão, o suprimento de glicose no organismo se esgota mais rapidamente, por isso é importante se alimentar de forma equilibrada, considerando tanto a quantidade como a qualidade.

“O quanto antes o estudante puder cuidar da alimentação, melhor! Uma refeição leve e balanceada, vai fornecer os benefícios necessários para enfrentar as horas iniciais. E, para finalizar, é recomendado evitar comer alimentos que não está acostumado a ingerir e evitar comer em locais onde não tenha garantia da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, assim o aluno não vai encarar surpresas desagradáveis na hora da prova”, pontua.

O que almoçar no dia da prova?

O ideal é elaborar um prato leve, que fornecerá energia ao candidato, sem prejudicar a digestão. A nutricionista sugere um grelhado, salada crua (que traz saciedade) e uma fonte de carboidrato, como arroz ou batata. Para aqueles que não comem carne, a proteína pode ser ovo ou soja. “Alimentos que provocam flatulências e desconforto intestinal podem ser evitados durante a refeição no dia da prova, são eles: repolho, couve-flor e feijão”, explica Edna.

Segundo a especialista alimentos gordurosos devem ser consumidos somente depois do período da prova, como frituras, feijoada, molhos brancos à base de creme de leite, carnes com gordura ou peles, pois eles demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono, além de causar mal-estar.

O que comer durante a prova?

A nutricionista sugere algumas opções de alimentos para consumo no período do exame, confira a seguir:

1 maçã ou banana + mix de castanhas e frutas secas (ameixa, passas, damasco);

1 tablete de 30 g de chocolate com teor de cacau maior que 60%;

1 sanduíche pequeno com frango desfiado ou atum, cenoura ralada e ricota + água de coco ou suco de fruta natural

Outra dica importante é levar uma garrafa com água mineral para manter uma hidratação adequada. É preciso apenas ficar atento à quantidade e não beber mais de 200 ml de uma só vez, para evitar ir ao banheiro muitas vezes.

 

Por Ultima Hora em 16/11/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Cassação de Dallagnol deixa Moro apreensivo
17 de Maio de 2023

Cassação de Dallagnol deixa Moro apreensivo

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas no mundo
24 de Maio de 2021

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas no mundo

A vulgarização das certificações profissionais
07 de Fevereiro de 2022

A vulgarização das certificações profissionais

Plano de Segurança ousado e necessário
21 de Julho de 2023

Plano de Segurança ousado e necessário

Aguarde..