Engenheiro José Chacon: Vereador Felipe Michel pede homenagem à Câmara

Engenheiro José Chacon: Vereador Felipe Michel pede homenagem à Câmara

O vereador Felipe Michel - Presidente da Comissão de Transportes, encaminhou para Câmara Municipal do Rio, pedido de homenagem (in memoriam), ao Engenheiro José Chacon de Assis.

O encaminhamento é um pedido de mudança do nome da Estação Candelária do VLT, para Estação Eng. José Chacon. A estação vai passar ser uma referência, por ser a mais próxima do CREA/RJ - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia,  que fica no N°: 40, da Rua Buenos Aires.

O Engenheiro nasceu em 03 de Janeiro de 1949 e faleceu em 03 de julho de 2018, aos 69 anos. Chacon foi presidente do CREA/RJ, e por ser muito querido pela classe e seus pares, foi eleito Conselheiro do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, e por ocasião do exercício de suas atividades após sair da seção plenária do CONFEA em Brasília sofreu acidente com atropelamento fatal.

Chacon tinha militância ativa em defesa da Engenharia, o Patrimônio Nacional e o Meio Ambiente. Sobre a questão ambiental, fez exposições como “Serra da Tiririca”, sobre o Parque Estadual de sua cidade natal cuja sede, por lei estadual, ganharia o seu nome em outubro de 2018. Chacon havia sido um dos responsáveis pela criação do Parque, assim como contribuíra para o Plano Diretor de Niterói.

Como o slogan: "um CREA à serviço da sociedade", dedicou seu trabalho à Classe. No Conselho Universitário da UFF, foi representante da sociedade civil e coordenou desde a criação em 1997, o Movimento Nacional da Cidadania pelas Águas, promovendo palestras pelo país e no exterior e foi um dos responsáveis por fomentar o tema do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

No Sistema CONFEA/CREA, discorreu sobre “Uma nova ética para o desenvolvimento”, na 56ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em Natal-RN, em 1999. Foi consultor do GT Meio Ambiente, entre 2007 e 2010, também era membro da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), representante do Plenário no Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) e coordenava a Comissão Temática de Estudos Socioambientais. 

Em suas últimas atuações dedicou-se à manutenção do Sistema Eletrobras sob o controle público e a outros aspectos da defesa da soberania nacional. “Ele era orgulhoso do posicionamento unânime do plenário do CONFEA contra a privatização e de ter levado isso à audiência no Congresso.

A tragédia que o vitimou interrompeu os sonhos do outrora escoteiro que desbravou as matas de Niterói e as Ilhas da Baía da Guanabara e os sonhos com as famílias que constituiu. Impediu a continuidade da atuação do profissional liberal que vinha se dedicando às perícias e avaliações com atuação contundente na área ambiental.

Em sua trajetória profissional foi Professor do Colégio Correia D’Ávila; Engenheiro de Planejamento da Companhia Siderúrgica Nacional (1970); Chefe da Divisão de Obras de Subestações das Centrais Elétricas do Sul do Brasil – Eletrosul; Chefe do Departamento de Planejamento da Amazônia Mineração - Amza; Chefe da Divisão de Planejamento da Albras – Alumínio Brasileiro S.A; Engenheiro Coordenador de Planejamento do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; Coordenador do Planejamento Físico do Comissionamento da Bahia Sul – Celulose e Papel; Chefe da Programação e Controle na empresa Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira S.A; Coordenador de Planejamento Físico da Guimar - Companhia Cervejaria Brahma (1993); Diretor do SENGE/RJ - Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (1980-1988); Fundador do PT - Partido dos Trabalhadores (1980); Diretor-presidente e Diretor da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos – AFEA (1981-2018); Realizou exposições fotográficas (1990-2001); Conselheiro do Clube de Engenharia (1994-1997) e 2013-2016); No CREA/RJ,  foi Diretor (1994-1997), Presidente (1997-1999) e (1999-2002) e Conselheiro (2017); Presidente da Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (1997-2018);  Coordenador Nacional do Movimento da Cidadania pelas Águas (1997-2018); Consultor ambiental do Confea (2007-2010); Vice-Presidente Internacional do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – Ibec (2012-2018); Autor dos livros “Brasil 21 – uma Nova Ética para o Desenvolvimento” (2000) e “Brasil Cidadão”, coletânea de artigos (2002); Presidente da Associação Niteroiense de Escritores – ANE (2004-2006); Conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea (2018). Foi  Homenageado postumamente pelos CREA/GO e pelo CREA/RJ com o Prêmio CREA Meio Ambiente (2018).

Engenheiro José Chacon, foi um ícone da Engenharia e merece ter seu nome perpetuado na história para ser lembrado entre os pares e os novos Engenheiros e profissionais do sistema. 

Matéria: @fernandoannibolete 

Foto: Instagram.

Por Ultima Hora em 17/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

CPI da Transparência mira no meio ambiente, IRM e concessionária de água e esgoto*
18 de Fevereiro de 2025

CPI da Transparência mira no meio ambiente, IRM e concessionária de água e esgoto*

Geysa Cavalcante, brilha no Evento Top Model Appeal, no Centro do Rio
29 de Janeiro de 2024

Geysa Cavalcante, brilha no Evento Top Model Appeal, no Centro do Rio

Eduardo Paes não se manifestou após mais um Usuário do BRT morrer ao cair de ônibus, na Zona Oeste do Rio
22 de Junho de 2023

Eduardo Paes não se manifestou após mais um Usuário do BRT morrer ao cair de ônibus, na Zona Oeste do Rio

Crescimento Recorde: Mais de 1,4 Milhão de Novos Pequenos Negócios no Brasil de Janeiro a Abril
26 de Junho de 2024

Crescimento Recorde: Mais de 1,4 Milhão de Novos Pequenos Negócios no Brasil de Janeiro a Abril

Aguarde..