'Enquanto Bolsonaro faz motociata, Padre Lancelotti é barrado por PM em encenação da Via Sacra'

'Enquanto Bolsonaro faz motociata, Padre Lancelotti é barrado por PM em encenação da Via Sacra'

Representantes de organizações sociais e políticos de oposição manifestaram solidariedade ao padre Júlio Lancelotti pela abordagem policial sofrida pelo religioso durante encenação da Via Sacra em São Paulo, na sexta-feira (15). O pároco, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, conduzia o evento quando agentes da Polícia Militar (PM) o abordaram para cobrar informações e pedir os documentos do padre.

Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, os agentes da corporação  chegaram a fotografar a identidade de Lancelotti, que também teve que prestar esclarecimentos sobre a origem e o destino final da Via Sacra.

“Toda solidariedade ao Padre Julio Lancellotti, abordado de forma intimidatória pela PM durante Via Sacra em SP. Enquanto isso, uma estrada foi fechada e os cofres públicos desperdiçaram R$ 1 milhão em uma motociata eleitoreira”, afirmou, neste domingo (17), o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP).

A declaração do psolista é uma comparação entre a ação do religioso e o evento promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital paulista na mesma data, quando o chefe do Executivo liderou milhares de motoqueiros em um trajeto de São Paulo até o município de Americana (SP).

“Minha solidariedade ao Padre Julio Lancellotti, que foi interrompido pela Polícia Militar ontem, em São Paulo, durante a Via Sacra, evento religioso importante e tradicional, em plena Sexta-feira Santa”, disse também a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Usando a mesma rede social, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) demonstrou “apoio e solidariedade” ao pároco e acrescentou que “ele nunca está sozinho”.

Outros atores também se manifestaram pelo Twitter. A advogada Mírian Gonçalves, uma das fundadoras do PT e ex-vice-prefeita de Curitiba (PR), também lamentou o ocorrido.

A diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil e ativista do movimento de mulheres negras, Jurema Werneck, também demonstrou apoio ao líder religioso pela atitude da Polícia Militar: “Toda solidariedade ao padre Júlio Lancelotti!”, disse pelo Twitter.

Via Sacra

A procissão organizada pelo padre Júlio contou com a presença de moradores de rua que vivem na região central de São Paulo. A encenação começou no Largo de São Bento e em sua quarta parada, em frente ao prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, foi abordada por quatro policiais.

Segundo o padre, toda encenação foi pacífica. “A população de rua pendurou cobertores nas grades em frente à Prefeitura como forma de protestar contra as operações do “rapa” [retirada de pertences por agentes do Estado]. Quando os cobertores foram retirados, foram jogadas flores naquele espaço. E várias dessas pessoas estavam manifestando o seu sofrimento e realidade que vivem”, disse à Ponte.

“Quatro policiais militares entraram no meio da manifestação e queriam saber quem era o responsável. Quando chegaram até mim, queriam me levar para outro local. Eu disse que não iria porque estava comandando a procissão. Eles insistiram e eu concordei em falar com eles ali. Queriam saber o que era aquilo que estava ocorrendo, para onde iria, até que horas iria e tiraram foto dos meus documentos”, detalhou o padre em depoimento à Ponte.

A PM não se manifestou a respeito da ação. (Do Brasil de Fato)

Leia ainda: Lista dos 377 agentes do estado apontados como responsáveis por crimes durante a ditadura militar

Morre impune general Newton Cruz, símbolo do retrocesso que a democracia

Depois do Viagra e das próteses penianas, Forças Armadas ‘apresentam’ o botox em sua lista de compras

Quem diria que o KIT Gay afinal era verdade?! Se quer entender o Brasil, conheça os seus MEMES

Por Ultima Hora em 17/04/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Peito a peito na Carioca: Duelo de titãs entre Alana Passos (PL) vs Clarice Chacon (PSOL) vira meme nas redes
03 de Setembro de 2024

Peito a peito na Carioca: Duelo de titãs entre Alana Passos (PL) vs Clarice Chacon (PSOL) vira meme nas redes

Entre a Espada e a Lei: Pablo Marçal (PRTB) contrata Time Jurídico de Estrelas para tentar se manter na disputa eleitoral
27 de Junho de 2024

Entre a Espada e a Lei: Pablo Marçal (PRTB) contrata Time Jurídico de Estrelas para tentar se manter na disputa eleitoral

Parceiro de Marçal na falsificação de laudo está envolvido em falcatruas
05 de Outubro de 2024

Parceiro de Marçal na falsificação de laudo está envolvido em falcatruas

OAB pede informações ao STF sobre processos de presos em atos
18 de Janeiro de 2023

OAB pede informações ao STF sobre processos de presos em atos

Aguarde..