Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Transferências por PIX poderão ter limite a partir de hoje, 1º de novembro. Agora, os correntistas só poderão fazer operações de até R$200,00 cada. O valor também será limitado, de até R$1.000,00 por dia.
De acordo com o Banco Central (Bacen), a regra vale apenas para celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer PIX. Para os aparelhos já em uso, nada mudará.
As novas normas oferecem mais segurança aos clientes e ajudam a prevenir golpes. As novas regras foram definidas em uma portaria em julho e passam a valer a partir de hoje, 1º de novembro.
O Bacen informou ainda que as instituições financeiras precisarão melhorar seus sistemas para detectar transações suspeitas. Também devem incluir avisos nas plataformas sobre riscos comuns de fraudes.
Além disso, a cada seis meses, os estabelecimentos financeiros precisarão revisar as operações junto ao Bacen. O procedimento ajudará a identificar pessoas que possam estar envolvidas em fraudes.
Será possível programar pagamentos via PIX
Uma nova função similar ao débito automático será lançada no próximo ano. O PIX programado já está começando a ser implementado.
Embora possa trazer riscos, como qualquer nova ferramenta, a intenção é torná-lo mais seguro. A função permitirá aos usuários autorizar pagamentos recorrentes via PIX, oferecendo uma conveniência similar à já existente.
Para evitar cair em armadilhas, algumas dicas são:
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!