Entrevista com Marcio Santos (PTB-RJ) o mais jovem Vereador do Rio

Por Ralph Lichotti

Entrevista com Marcio Santos  (PTB-RJ) o mais jovem Vereador do Rio

Marcio Santos de Araújo, 37 anos, é carioca de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e está em seu primeiro mandato como vereador. Iniciou sua vida pública no movimento estudantil em 1999, como diretor da AMES (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas) e membro da Pastoral da Juventude da Paróquia Menino Jesus de Praga, na Vila Aliança, em Bangu.

Sua militância em busca de melhorias e dignidade para sua comunidade o fez ocupar cargos públicos de destaque. Marcio Santos foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Administração; Subsecretário de Saúde da Prefeitura de Teresópolis e Subsecretário de Saneamento da Prefeitura do Rio de Janeiro na segunda gestão Eduardo Paes.

Neste período como Subsecretário de Saneamento esteve à frente de grandes obras e realizações para a cidade como a Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Cruz, atendendo extensa área da Zona Oeste e o “Piscinão da Praça da Bandeira”, que mudou a realidade daquela região da cidade e bairros adjacentes nos períodos de grandes chuvas.

A educação e a saúde pública, gratuita, de qualidade e ao alcance de todos são outras bandeiras que Marcio Santos carrega desde o início de sua vida pública, bem como a defesa de uma segurança pública cidadã, através da uma Guarda Municipal capacitada, além, claro, da extensão de projetos como o "Bairro Maravilha" para todo o município, a fim de termos, de fato, uma Cidade Maravilhosa.

ENTREVISTA 

Qual avaliação faz do seu primeiro ano como vereador?

Pra começar quero dizer que meu ano foi fantástico, de muito aprendizado e trabalho. Fui um vereador que buscou fazer uma política diferente, oferecer melhorias para as pessoas sem esquecer da minha essência e das minhas bandeiras: educação, juventude, assistência social e esporte como ferramentas de transformação social.

Estamos apenas no começo do trabalho, iniciando o segundo ano do nosso mandato e nos próximos anos acredito que vamos melhorar ainda mais nossa atuação na Câmara Municipal e as melhorias em nossa cidade.

Em relação aos projetos apresentados, qual você destaca?

Todos os projetos são importantes, mas destaco as Leis: nº 6.993/21 que dispõe sobre a criação do Selo Ecologicamente Correto, a ser concedido aos bares, restaurantes, hotéis e afins que fizerem o descarte do óleo vegetal usado de forma correta; a Lei nº 7.011/21 que dispõe sobre a gratuidade dos banheiro nº 7.209/21 que cria o Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade e a Lei nº 7.186/ que cria o Programa de Desenvolvimento Cultural dos Bailes das Antigas. Estas Leis impactam de uma forma muito positiva e produtiva a nossa cidade e a todos os cariocas. Via CMRJ

O que mais pode destacar do seu primeiro ano?

Estive a frente da Comissão Especial de Representação para Acompanhamento das Ações de Retorno às Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino onde, em minhas fiscalizações, vi escolas em situação precária e praticamente abandonadas e atuei com muita veemência para que todos esses equipamentos públicos fossem restaurados por completo para que pudessem receber nossas crianças.

Não posso deixar de destacar também a importância vital da minha atuação à frente da Comissão de Educação e na Comissão Especial para Tratar Especificamente de Políticas Públicas Voltadas para a Juventude, onde militei ao lado dos nossos jovens para que o Bilhete Único Universitário fosse regulamentado.

Você é um dos poucos vereadores a manter um gabinete de rua. Qual a importância desse trabalho?

Estou aqui pelos votos que recebi das pessoas, então meu mandato é do povo. Meu gabinete está sempre aberto para receber a população e pedidos de melhorias. Durante a Pandemia tivemos a Câmara Municipal fechada por alguns dias e também não estivemos nas ruas.

Sei que ainda não vencemos essa pandemia, mas, com todos os cuidados, voltamos com a nossa tenda onde recebemos muitas ideias, projetos e pedidos. Quero que as pessoas me vejam como representantes delas, o vereador do povo, independente de terem votado em mim ou não. Sou vereador do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa e me orgulho muito disso.

Quem é o vereador Marcio Santos?

Um cara comum, do povo, que é extremamente apaixonado pelo Rio de Janeiro e todas suas belezas, que ama seu filho, família e amigos e trabalha incansavelmente para que a sua cidade seja um lugar repleto de esperança, oportunidades e qualidade de vida para ele e todos os cariocas.

Por Ralph Lichotti

Por Ralph Lichotti em 25/02/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Lei reduz a conta de luz de famílias de baixa renda no Estado do Rio de Janeiro
05 de Novembro de 2021

Lei reduz a conta de luz de famílias de baixa renda no Estado do Rio de Janeiro

Estreante nas Urnas, Experiente nas Ruas: Talita Galhardo promete 'Mandato Pé na Rua'
07 de Outubro de 2024

Estreante nas Urnas, Experiente nas Ruas: Talita Galhardo promete 'Mandato Pé na Rua'

Prefeito Rubens Bomtempo aparece em 3º em pesquisa eleitoral de Petrópolis
05 de Agosto de 2024

Prefeito Rubens Bomtempo aparece em 3º em pesquisa eleitoral de Petrópolis

Ricardo Nunes derrota Guilherme Boulos e é reeleito prefeito de SP
28 de Outubro de 2024

Ricardo Nunes derrota Guilherme Boulos e é reeleito prefeito de SP

Aguarde..