Escárnio: Lira aprova urgência de PL da mineração com multidão em protesto do lado de fora

Escárnio: Lira aprova urgência de PL da mineração com multidão em protesto do lado de fora

Empurrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a casa legislativa aprovou nesta quarta-feira (9) a tramitação em regime de urgência do PL 192/20, que pretende autorizar atividades de mineração em terras indígenas. O avanço da proposta aconteceu mesmo com toda a mobilização da sociedade e com o ato organizado pelo cantor e compositor Caetano Veloso e outros artistas na frente do Congresso Nacional. Movimentos apelidaram o PL de Pacote da Destruição.

O requerimento de urgência foi aprovado por 279 votos a favor e apenas 180 contrários. Apenas PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede orientaram voto contrário à proposta. União Brasil, PP, PL, PSD, Republicanos, PSDB, Novo, Cidadania, PV, Solidariedade foram favoráveis. O MDB liberou a bancada. A aprovação da tramitação acelerada aconteceu mesmo com uma multidão na frente do Congresso se manifestando contra o texto.

Após o resultado final, Lira confirmou a instalação de um grupo de trabalho para analisar o tema, que não passará pelas comissões da casa legislativa.

“Como nós não temos as comissões instaladas, vamos autorizar a formação de um grupo de trabalho com, em tese, 20 deputados – na proporção de 13 deputados da maioria e 7 da minoria – com prazo acertado entre os líderes de 30 dias para que o projeto venha ao Plenário na primeira quinzena de abril”, disse o deputado. O GT deve durar apenas 30 dias.

 

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) afirmou que a proposta viola direitos das populações indígenas. “Vai levar à morte, à devastação das vidas e das terras indígenas. Não se pode colocar uma ameaça de falta de fertilizantes para autorizar a mineração em terras indígenas, mas essas minas [de materiais utilizados na fabricação de fertilizantes] não estão na Amazônia, estão em São Paulo e em Minas Gerais”, declarou.

Outros deputados destacaram que há divergências até mesmo entre o centrão sobre alguns pontos do projeto e que a tramitação deveria transcorrer sem tanta pressa.

Ato pela Terra, liderado por Caetano

O cantor e compositor Caetano Veloso, em conjunto com outros artistas, intelectuais e movimentos sociais, organizou nesta quarta-feira (9) o Ato pela Terra, um protesto na frente do Congresso Nacional para reivindicar a paralisação da pauta de destruição do meio ambiente levada a cabo pelo governo de Jair Bolsonaro e por suas bancadas na Câmara e no Senado.

“O país vive hoje sua maior encruzilhada ambiental desde a redemocratização. Os projetos de lei ora em pauta podem tornar a situação mais grave: poderão facilitar o desmatamento, permitir a mineração e o garimpo em terras indígenas e desproteger a floresta contra a grilagem e os criminosos”, bradou Caetano, no hall de entrada do Senado Federal, na frente do presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante uma audiência com a Comissão de Meio Ambiente.

Milhares de pessoas compareceram ao Ato pela Terra, em Brasília, protestando contra a flexibilização dos dispositivos legais que minimamente protegem os recursos naturais brasileiros. Entre as personalidades que participaram do encontro estavam Lázaro Ramos, Christiane Torloni, Daniela Mercury e Bela Gil. (Por Lucas Rocha, da Revista Fórum)

Por Ultima Hora em 10/03/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

PF prende ex-juiz que levou Porsche e piano apreendidos de Eike Batista
21 de Março de 2023

PF prende ex-juiz que levou Porsche e piano apreendidos de Eike Batista

Secretário de Agricultura Dr. Deodalto aposta todas as fichas em Valdecy da Saúde: 'Vai vencer no primeiro turno!'
26 de Maio de 2024

Secretário de Agricultura Dr. Deodalto aposta todas as fichas em Valdecy da Saúde: 'Vai vencer no primeiro turno!'

Petroleiros vão à Justiça e ao Congresso contra venda da Refinaria Landulpho Alves da Petrobrás
30 de Novembro de 2021

Petroleiros vão à Justiça e ao Congresso contra venda da Refinaria Landulpho Alves da Petrobrás

Marcelo Queiroz (PP) sai maior da eleição no Rio 
04 de Outubro de 2024

Marcelo Queiroz (PP) sai maior da eleição no Rio 

Aguarde..