Esquerda com Paes ou Tarcisio Motta? Direita com Ramagem, Otoni ou Rodrigo Amorim? Centro com Marcelo Queiroz ou Pedro Duarte?

Rio 2024: Entre a Reelei

Esquerda com Paes ou Tarcisio Motta? Direita com Ramagem, Otoni ou Rodrigo Amorim? Centro com Marcelo Queiroz ou Pedro Duarte?

Desde 2022, Eduardo Paes, atual prefeito e candidato à reeleição pelo PSD, tem buscado fortalecer suas bases com o apoio do PT, uma aliança que promete não apenas recursos, mas também um robusto respaldo político, dada a influência do presidente Lula.

Com preticamente 4 secretarias sob seu comando, o PT, liderado por João Maurício (Pré-candidato a vice-prefeito em Maricá) conhecido como "Joãozinho" no estado e Thiago Presidente (Grupo de Deputada Benedita) do PT carioca, aspira a indicar o vice na chapa de Paes, considerando nomes de peso como ministra Anielle Franco, o secretário de Assuntos Federativos André Ceciliano e os secretários municipais Tainá de Paula (Meio Ambiente), Adilson Pires (Assistência Social), Diego Zeidan (Desenvolvimento Econômico Solidário) e o Felipe Santa Cruz (Governo) que apesar de estar no PSD é um petista nato.

A federação PT - PC do B - PV, já alinhada à reeleição de Paes, enfrenta a concorrência de Tarcísio Motta, do PSOL, que, apesar de correr por fora, não poupa esforços para consolidar apoios dentro e fora da federação.

A articulação de Tarcísio, que já conta com o aceno de Lindbergh Farias do PT, revela uma trama política onde a lealdade e os interesses se entrelaçam de maneira imprevisível.

Tarcísio busca ser a voz da esquerda na cidade, dialogando com PCB e UP, além de sondar lideranças PDT e PSB insatisfeitas com a gestão Paes, e que ainda não fecharam portas para outras possibilidades.

A complexidade das negociações se acentua com a entrada de novos atores no cenário, como o Republicanos, que, sob a influência de figuras como Waguinho e Eduardo Cunha, tende a apoiar Paes, enquanto tenta atrair a ala religiosa liderada por Marcelo Crivella.

A aproximação de Paes com o Podemos, através de Pastor Everaldo, e os apoios naturais de Avante, reforçam sua posição.

Por outro lado, o PP, com Marcelo Queiroz tem como certo a vice vinda do PSDB e o possível apoio de parte do Governo Castro.

União Brasil, cobiçado por ambos os lados, adicionam mais camadas a esta disputa lançando o Deputado Bolsonarista Rodrigo Amorim.

O cenário é ainda mais dinamizado pela reunião de mais de 250 petistas em Jacarepaguá, onde a candidatura de Tarcísio Motta recebeu um impulso significativo. Com a presença de Lindbergh Farias e Fátima Lima, a reunião não apenas reforçou o apoio ao PSOL, mas também delineou uma estratégia clara de posicionamento à esquerda, com a promessa de trazer Lula para o centro da campanha de Tarcísio, visando um segundo turno contra Paes.

O Rio em Encruzilhada: Paes Busca Reeleição com Apoio do PT, Enquanto Tarcísio Mira a Esquerda

Com o PT junto ao Palácio da Cidade, os partidos que compõem a federação, PV e PCdoB, têm que estar no mesmo palanque. Apesar disso, o candidato do PSOL, Tarcísio Motta, corre por fora em busca de apoio nas siglas. Ele sondou ainda PDT e PSB, também da gestão Paes.

— A única agremiação que estamos com mais dificuldade é realmente o PT por estar mais comprometida com Eduardo Paes. As demais não fecharam as portas. Dentro da federação, já temos o apoio explícito de Lindbergh Farias e tenho conversas com Dani Balbi, Jandira Feghali e Marina do MST — diz Tarcísio.

Lindbergh Faria (PT) e Tarcísio Motta, que tenta aglutinar a esquerda — Foto: Divulgação

Lindbergh Faria (PT) e Tarcísio Motta, que tenta aglutinar a esquerda — Foto: Divulgação

Entenda as negociações

  1. Com quatro secretarias, a federação PT-PCdoB-PV declarou apoio formal à reeleição de Paes e nutre o desejo de indicar o vice da chapa. Em desvantagem, Tarcísio articula com lideranças dessas agremiações para conquistar alas: teve o aceno do deputado Lindbergh Farias (PT) e correntes de esquerda do PT.
  2. Tarcisio Motta (Psol) conversa com políticos de correntes insatisfeitas com Paes do PDT e PSB e tem conversas com PCB e UP, no intuito de se concretizar como a candidatura da esquerda na cidade.
  3. Paes conquistou o apoio da ala política do Republicanos a partir de uma aliança com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O prefeito ainda tenta atrair a ala religiosa da sigla, que tem nomes como Marcelo Crivella, ex-adversário nas urnas.
  4. A relação com o Podemos se deu a partir de uma aproximação com Pastor Everaldo. Já Avante é apoio natural por integrar o governo.
  5. PV e PC do B e Aureo Ribeiro (Solidariedade) indicão sustentação a campanha de Paes, assim como deve ser o caminho natural do AGIR, MOBILIZA e o DC do Vereador Willian Coelho.
  6. CIDADANIA de Contte que é um velho aliado de Paes e PRP (Patriota + PTB) do ex-deputado Marcus Vinicius já declararam apoio a reeleição de Eduardo.
  7. Parte do governo Cláudio Castro, ensaia apoiar a candidatura do PP Deputado Federal Marcelo Queiroz, que já foi secretário de Paes. E pode ter o PSDB na vice.
  8. Apesar de ter lançado a pré-candidatura do Deputado Otoni de Paulo, sofre com fogo amigo, e aliados afirmam que há um acordo costurado, para que o MDB esteja ao lado de Castro.
  9. O Novo inova novamente com a pré-candidatura do Vereador Pedro Duarte, contumaz crítico dos governos municipal, estadual e federal. 
  10. O PSTU mantém posição com o Ex-Deputado Cyro Garcia também contumaz crítico dos governos municipal, estadual e federal, com a diferença que Pedro é de Centro-Direita e Cyro extrema-esquerda. 
  11. União Brasil vinha sendo cobiçado por aliados de Paes e de Ramagem por integrar o primeiro escalão nas gestões municipal e estadual. Embora dirigentes partidários venham cumprindo agendas com o prefeito do Rio, a sigla deve desembarcar do governo e apoiar a candidatura do Deputado Rodrigo Amorim.

Veja siglas cobiçadas pelos candidatos à prefeitura do Rio — Foto: Editoria de Arte

Veja siglas cobiçadas pelos candidatos à prefeitura do Rio — Foto: Editoria de Arte

- #EleiçõesRio
- #Paes2024
- #TarcísioMotta
- #PolíticaCarioca
- #AliançasPolíticas

Créditos Fotos: Redes Sociais, O Globo e Tempo Real

Por Ralph Lichotti

 

 

 

 

 

 

Por Ultima Hora em 25/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

UMEC promove união entre Brasil e Moçambique com Gift Goodson em evento no Senado Federal
29 de Março de 2025

UMEC promove união entre Brasil e Moçambique com Gift Goodson em evento no Senado Federal

PIB do Brasil no 1º trimestre de 2023 foi o quarto melhor resultado no mundo
01 de Junho de 2023

PIB do Brasil no 1º trimestre de 2023 foi o quarto melhor resultado no mundo

Desembargador Guilherme Pena destaca importância do fórum empresarial da ANB Ponte entre setores público e privado para o progresso do Rio
28 de Março de 2025

Desembargador Guilherme Pena destaca importância do fórum empresarial da ANB Ponte entre setores público e privado para o progresso do Rio

“Amanhã, os caminhões vão passar por cima do prédio”. Afirmam bolsonaristas
07 de Setembro de 2021

“Amanhã, os caminhões vão passar por cima do prédio”. Afirmam bolsonaristas

Aguarde..