Estado abre em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, novo centro de testagem para a Covid-19

Estado abre em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, novo centro de testagem para a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abriu nesta sexta-feira, dia 11, um novo centro de testagem para Covid-19. Desta vez, no Centro Poliesportivo de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O polo, que tem capacidade para realizar 300 testes diariamente, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, além de sábado e domingo, das 8h às 13h. Não é necessário agendamento.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, a taxa de positividade para a Covid-19 nos centros de testagem do Governo do Estado teve redução de 66%. O estudo comparou a semana epidemiológica 02 (de 09 a 15 de janeiro), quando foram realizados 15.746 testes e a taxa de positividade em 35,79%, e a semana epidemiológica 05 (de 30 de janeiro a 05 de fevereiro), quando foram realizados 3.151 testes e a taxa de positividade foi de 12,1%.

Em Itaperuna, dois médicos atenderão os pacientes que testarem positivos. A ação é uma parceria entre a SES e a Prefeitura de Itaperuna. Na última segunda-feira, dia 7, a SES abriu um centro de testagem em Campos dos Goytacazes, na Região Norte do estado. As inaugurações ocorrem em um momento em que o cenário epidemiológico aponta um processo de interiorização da onda de casos provocados pela variante Ômicron, com redução de casos na Região Metropolitana.

— A Ômicron já alcançou o pico de transmissão na maior parte das regiões do estado e agora estamos observando uma queda nos dados. A procura por testes e a taxa de positividade tiveram uma importante redução e, por isso, decidimos desmobilizar alguns polos de testagem. Acompanhamos os indicadores epidemiológicos e percebemos a interiorização da onda de casos provocados pela Ômicron — destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A testagem nos polos, com testes rápidos de antígeno, é direcionada a pessoas com sintomas leves e que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo entre quatro a cinco dias. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5º e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

Para fazer o teste no polo que funciona ao lado da UPA de Campos é necessário fazer o agendamento on-line pelo link https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame.

Por Ultima Hora em 11/02/2022
Publicidade
Aguarde..