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Em uma decisão que promete impactar significativamente o transporte aquaviário da região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo estadual anunciou nesta sexta-feira (22) a primeira colocada na licitação para operação das barcas a partir de 2025. A empresa BK Consultoria destacou-se ao apresentar o menor preço global no certame, estimado em R$ 1,9 bilhão, realizado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
O processo licitatório, que atraiu apenas duas empresas interessadas, marca o início de uma nova era para o sistema de barcas do Rio. A BK Consultoria agora enfrenta a etapa crucial de apresentação e análise da documentação necessária. Se aprovada, será oficialmente declarada vencedora, inaugurando um capítulo inédito na história do transporte aquaviário fluminense.
A transição do serviço já está em pauta, com a Setram convocando a atual operadora, CCR Barcas, para iniciar as discussões na próxima semana. Este movimento estratégico visa garantir uma passagem suave do modelo atual, em vigor desde 1998, para o novo formato, desenvolvido após estudos da UFRJ apontarem a insustentabilidade econômica do sistema vigente.
O novo modelo de prestação de serviços, planejado para um período transitório de cinco anos, traz mudanças substanciais na operação e gestão do sistema. Entre as principais alterações, destaca-se a adoção do contrato por Prestação de Serviço, já utilizado com sucesso em outros estados brasileiros. Esta modalidade coloca o Governo do Estado no centro do controle, responsabilizando-o pela fiscalização, pagamento e definição de investimentos futuros.
Uma das inovações mais significativas é a mudança na gestão da receita tarifária. A partir do novo contrato, o valor pago pelos passageiros será direcionado aos cofres estaduais, sendo utilizado para cobrir parte dos custos operacionais. Esta alteração confere ao governo maior flexibilidade para ajustar grades horárias e valores de passagens, visando otimizar o serviço e atender às demandas da população.
A remuneração do novo operador também sofrerá uma transformação radical. Em vez de depender diretamente da tarifa paga pelos usuários, a empresa será remunerada com base na quantidade de milhas náuticas percorridas, estabelecidas a partir da grade atual. Com um valor fixado em R$ 1.446,40 por milha náutica, busca-se criar um sistema mais previsível e eficiente de compensação.
O compromisso com a qualidade do serviço é evidenciado pela introdução de indicadores de performance mais modernos e controles ambientais rigorosos. O edital garante a manutenção de todas as linhas existentes, sem redução de viagens ou horários, preservando assim a atual malha de transporte aquaviário.
A possibilidade de expansão do sistema também está no horizonte. Os estudos da UFRJ contemplam novos trajetos, como o trecho Paquetá-Cocotá e a linha social Charitas-Praça XV, esta última dependendo de acordos com a Prefeitura de Niterói. A criação de novas rotas será avaliada considerando a demanda de passageiros, viabilidade econômica e capacidade operacional.
A preocupação ambiental ganha destaque no novo modelo. O futuro prestador de serviço terá a responsabilidade de implementar um sistema de limpeza da Baía de Guanabara, contribuindo para a preservação do ecossistema e reduzindo danos às embarcações. Adicionalmente, a instalação de estações de monitoramento da qualidade do ar reforça o compromisso com a sustentabilidade.
Entretanto, o processo licitatório enfrenta desafios. Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) identificou irregularidades no certame, levantando questões sobre a viabilidade financeira do modelo proposto. O relatório aponta que a receita operacional, majoritariamente composta pela tarifa, cobriria apenas 25% dos custos, exigindo um aporte significativo do Estado para complementar os 75% restantes.
Este cenário coloca em evidência a complexidade do desafio de modernizar o sistema de barcas do Rio de Janeiro. Enquanto o governo estadual busca implementar um modelo mais eficiente e sustentável, questões financeiras e operacionais permanecem no centro do debate.
A definição da BK Consultoria como primeira colocada na licitação marca apenas o início de uma jornada que promete transformar profundamente o transporte aquaviário na região metropolitana do Rio. Os próximos passos, incluindo a análise minuciosa da documentação e a resolução das questões levantadas pelo TCE-RJ, serão cruciais para determinar o sucesso desta ambiciosa iniciativa.
À medida que o processo avança, a população fluminense aguarda com expectativa as mudanças que poderão trazer melhorias significativas a um serviço essencial para a mobilidade urbana da região. O desafio agora é conciliar as promessas de um sistema mais eficiente e sustentável com a realidade econômica e operacional, garantindo um transporte aquaviário de qualidade para os milhares de usuários que dependem diariamente deste serviço.
BK CONSULTORIA E SERVICOS LTDA
CNPJ: 03.022.122/0012-20
Capital Social
R$ 13.584.493,00
Razão Social: Bk Consultoria e Servicos Ltda
Serviços
Cabo Frio - RJ
A empresa BK CONSULTORIA E SERVICOS LTDA, com a razão social BK CONSULTORIA E SERVICOS LTDA, opera com o CNPJ 03.022.122/0012-20 e tem sua sede localizada na Avenida Nilo Pecanha, 73 - Centro, Cabo Frio - RJ, 28.907-000. Seu foco principal de atuação é de Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente, de acordo com o código CNAE N-8299-7/99.
Código CNAE
N-8299-7/99
Porte
Grande
Quantidade de Funcionários
1.001 a 5.000 funcionários
Faturamento Anual
R$ 500 milhões a R$ 1 bilhão
Sócios e Administradores
Entrada |
Nome |
Qualificação |
|
---|---|---|---|
19/04/2018 |
Ida Wagon Kogan |
||
16/12/2003 |
Pierre Rafiki Orfali |
Administrador |
Dados da Receita Federal
CNPJ
03.022.122/0012-20
Razão Social
BK CONSULTORIA E SERVICOS LTDA
Nome Fantasia
BK CONSULTORIA E SERVICOS LTDA
Data Abertura
22/11/2019
Natureza Jurídica
Sociedade Empresária Limitada (206-2)
Atividades Secundárias
CNAE |
Qualificação |
---|---|
Atividades relacionadas à organização do transporte de carga |
|
Matriz e Filiais
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