Estado do Rio é destaque nacional em ranking que avalia segurança da informação

Rio de Janeiro conquistou o 3

Estado do Rio é destaque nacional em ranking que avalia segurança da informação

O Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital e do Proderj, conquistou o 3° lugar geral no resultado da avaliação de maturidade em segurança da informação divulgada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). O Rio de Janeiro, que em 2018 ocupava a 16ª posição, avançou mais de dez colocações e hoje é destaque entre os estados avaliados. 

“É com muito orgulho que recebemos mais esse importante reconhecimento em temas prioritários para a Tecnologia da Informação estadual. Sob a orientação do governador Cláudio Castro, temos investido e avançado em ações ligadas, por exemplo, à segurança da informação, governo digital e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Agradeço o empenho de todas as equipes do Proderj e da secretaria para alcançarmos esse resultado. Hoje, estamos entre os três estados mais seguros para se guardar os dados do cidadão. O nosso foco agora é alcançar o 1° lugar neste índice nacional de maturidade”, destacou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.

Entidades estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação de todo o país participaram desta avaliação do Grupo de Trabalho em Segurança da Informação da ABEP-TIC. Entre os critérios avaliados constam, por exemplo, informações que medem os riscos, adoção de políticas e controles para reduzi-los e o nível de formalização dos controles.

O Governo do Rio, por meio de ações realizadas pelo Proderj nos últimos anos, vem avançando na maturidade em cibersegurança com a disponibilização de soluções para as entidades estaduais. Dentre elas estão, por exemplo, ferramentas antivírus, prevenção de vazamento de dados, firewall de nova geração e solução de backup. 

Também foram adotadas medidas técnicas de segurança recomendadas pela LGPD nos processos de desenvolvimento de novas aplicações, o novo Centro de Operações de Segurança de Rede que monitora a Rede Governo 24 horas por dia e a intensificação do apoio aos órgãos que compõem o domínio rj.gov.br.

 

Por Ultima Hora em 03/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Inflação na casa dos 10% desorganiza a economia e massacra classe média e pobres
08 de Dezembro de 2021

Inflação na casa dos 10% desorganiza a economia e massacra classe média e pobres

Trabalha Rio vai à Praça Seca na quinta-feira
15 de Fevereiro de 2025

Trabalha Rio vai à Praça Seca na quinta-feira

Galípolo fortalecerá “aproximação” com BC, diz Haddad após indicação
08 de Maio de 2023

Galípolo fortalecerá “aproximação” com BC, diz Haddad após indicação

23 de Fevereiro de 2024

"No Rio, o amor venceu o ódio, a verdade venceu a mentira", diz Lula na inauguração do Terminal Intermodal Gentileza

Aguarde..