Estado do Rio pode ganhar Projeto Mais Saúde no Campo

Indicação legislativa apresentada pelo deputado Jair Bittencourt na Alerj prevê levar atendimento médico e ações de prevenção para os trabalhadores rurais

Estado do Rio pode ganhar Projeto Mais Saúde no Campo

O deputado Jair Bittencourt (PL) protocolou na Alerj, nesta quarta-feira (22/05), uma indicação legislativa solicitando ao Governador Cláudio Castro o envio de mensagem à Casa dispondo sobre a criação do Projeto Mais Saúde no Campo nos municípios fluminenses que desenvolvem atividades rurais. A proposta tem como objetivo levar atendimento médico e ações de prevenção para os trabalhadores do campo. O projeto deverá ser criado no âmbito da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.

“O Projeto Mais Saúde no Campo é fruto do Diagnóstico Rural Participativo, desenvolvido por iniciativa do Programa Rio Rural, que detectou a necessidade de uma ação contundente para garantir mais saúde aos que trabalham no campo. Embora sejam de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Estado, na maioria dos casos, esses trabalhadores acabam postergando os cuidados com a saúde por causa de suas demandas diárias ou dificuldades de locomoção, prejudicando o tratamento e a prevenção de doenças. Um projeto como esse poderá disponibilizar profissionais e meios de prevenção acessíveis a esse público, gerando mais qualidade de vida no campo”, ressaltou o deputado.

Segundo a indicação legislativa, o Projeto Mais Saúde no Campo prevê consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e com nutricionistas, além da realização de exames laboratoriais, como hemograma, urina e fezes, e palestras educativas.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – Rio Rural é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que tem como principal objetivo o fomento do desenvolvimento rural fluminense. Foi criado para auxiliar o processo produtivo, sobretudo em relação à agricultura familiar, promovendo a participação comunitária nas políticas públicas e gestão de recursos naturais, buscando a conscientização e adesão do produtor às práticas sustentáveis.

Por Ultima Hora em 22/05/2024
Publicidade
Aguarde..