Estado lança cartilha para prevenir e enfrentar o bullying e cyberbullying

Estado lança cartilha para prevenir e enfrentar o bullying e cyberbullying

Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (06/04) o Guia "Seeduc enfrentando o Bullying e Cyberbullying". Na ocasião, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) deu início a workshop que vai orientar educadores da rede estadual quanto aos novos instrumentos de trabalho disponíveis nessa área.

O evento de abertura foi realizado de forma on-line e contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo principal da iniciativa é incentivar um ambiente de ensino saudável e livre de abusos. Serão realizados encontros, palestras, debates e outras atividades educativas.

– As consequências que o bullying pode causar na vida dos estudantes são gravíssimas. Sejam elas em questões pessoais, na escola ou nas relações familiares. É promovendo iniciativas como essa que o enfrentamento se torna mais efetivo, sempre com base na qualificação dos nossos educadores, no diálogo com os alunos e nas especificidades de cada unidade escolar – pontuou o governador Cláudio Castro.

O workshop reúne, durante dois dias, pelo canal da secretaria no YouTube, as equipes técnico-pedagógicas das unidades escolares da rede estadual do Rio de Janeiro. O objetivo é orientar as escolas a trabalharem, na prática, a aplicação das “Diretrizes Gerais referentes à Prevenção e Protocolo de Enfrentamento Escolar da Intimidação Sistemática” (bullying e cyberbullying) e, também, do Guia "Seeduc enfrentando o Bullying e Cyberbullying", novos instrumentos disponíveis para os educadores.

– Não existe uma receita para combater o bullying, porque cada escola tem uma realidade diferente. O que a campanha pretende é apontar os caminhos para que os educadores tenham condições de intervir preventivamente no enfrentamento dessa prática que impacta diretamente na evasão, no rendimento escolar e no aumento da violência – completou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

A cartilha vai orientar sobre o que é bullying e o cyberbullying, quais as suas características e formas de expressão (verbal; psicológica e moral; sexual; física e moral; e virtual) e como a escola pode intervir preventivamente. O trabalho vai destacar, ainda, a importância da articulação intersetorial com outras políticas públicas priorizando a participação das comunidades escolares no processo de construção coletiva nas ações de prevenção e intervenção.

Além disso, a ideia é demonstrar o fluxo de comunicação em situação de bullying que deve ser seguido pelos gestores escolares, e onde encontrar informações sobre unidades de saúde que possam atender cada escola. O documento também disponibiliza uma ficha de comunicação de situações de bullying, garantindo o registro das informações necessárias para a comunicação aos órgãos competentes e devidas providências. O segundo dia do evento será transmitido no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/seeducrio.

Lembranças do Massacre de Realengo
A data foi instituída no dia 7 de abril de 2016, como forma de chamar atenção para os problemas causados pelo bullying e estimular a reflexão sobre o tema. O projeto de lei da Câmara Federal que deu origem à norma foi aprovado no dia 7 de abril de 2016, cinco anos depois do massacre de Realengo. Neste bairro do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Tasso da Silveira, 12 alunos foram assassinados a tiros por um ex-estudante do colégio, que se suicidou logo após o crime. Ele tinha um histórico de bullying no período escolar.

Por Ultima Hora em 07/04/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Deputado Val Ceasa apelida prefeito de EDUARDO 'FAZ' após atender seu pedido de poda das árvores altas
19 de Outubro de 2023

Deputado Val Ceasa apelida prefeito de EDUARDO 'FAZ' após atender seu pedido de poda das árvores altas

Secretária Helena Werneck,  destaca avanços e desafios na inclusão de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro
07 de Junho de 2024

Secretária Helena Werneck, destaca avanços e desafios na inclusão de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro

Prefeitura de Mesquita e Câmara de Vereadores revogam Lei do ex-vereador Flávio Nakan que beneficia o Fundo da Pessoa com Deficiência
26 de Outubro de 2022

Prefeitura de Mesquita e Câmara de Vereadores revogam Lei do ex-vereador Flávio Nakan que beneficia o Fundo da Pessoa com Deficiência

EUA: Fronteira mais perigosa do mundo continua sendo alvo de brasileiros
02 de Outubro de 2023

EUA: Fronteira mais perigosa do mundo continua sendo alvo de brasileiros

Aguarde..