Estudo de viabilidade do trem-bala na reta final

Imagem ilustrativa do trem-bala ligar

Estudo de viabilidade do trem-bala na reta final

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, na semana passada, que o estudo de viabilidade do trem-bala, entre o Rio e São Paulo, deverá ser entregue ao governo federal, pela TAV do Brasil, responsável pelo projeto, ainda este ano. A ANTT informou que a empresa está cumprindo o cronograma do projeto.

Além disso, o processo de captação de investimentos, algo da ordem de nada menos do que R$ 50 bilhões, estaria à pleno vapor, segundo fontes ligadas à empresa. Os recursos virão do setor privado. No entanto, um dos maiores para colocar o projeto nos trilhos é justamente a captação de recursos, como admite o CEO da TAV do Brasil, Bernardo Figueiredo. Outro entrave é a viabilidade ambiental nos 418 quilômetros que seerão percorridos.

Outras ações que constam no cronograma da empresa está a obtenção da licença prévia, até junho de 2025; desapropriações de terrenos, até dezembro de 2025. Com relação a licença de instalação, previsão é de que seja concedida em junho de 2026. E, por fim, a licença para operar, deve sair junho de 2032.

Paradas e aprovação

Em agosto, a TAV do Brasil divulgou onde será o ponto de chegada do trem-bala na capital carioca: a estação Barão de Mauá (Leopoldina). Em São Paulo ainda está sendo discutido os locais das estações.

A autorização para a TAV do Brasil tocar o projeto foi dada pela ANTT em 22 de fevereiro do ano passado. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União", após ter sido aprovada pelos diretores da agência. Os diretores entenderam, na ocasião, que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia.

Projeto de décadas

Esperado por mais de duas décadas, o projeto, segundo a empresa, terá 417 quilômetros de extensão em estrada de ferro, com início das operações ferroviárias em 2032. A viagem de demora nada menos do que aproximadamente 7 horas, se for feita de ônibus. No caso de veículo particular pode ser encurtada em até uma hora no máximo.

E mais: o trem-bala terá capacidade de transportar até 30 milhões de passageiros anualmente. Sem contar a geração de emprego e renda em todo o eixo Rio-São Paulo.

As paradas previstas para o trem-bala no projeto da TAV são nas seguintes cidades: São Paulo (SP); Guarulhos (SP); Jacareí (SP); São José dos Campos (SP); Taubaté (SP); Aparecida (SP); Resende (RJ); e Volta Redonda (RJ); e a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro (RJ).

Com informações Correio da Manhã

 

Por Ultima Hora em 17/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Gasolina tem redução de 0,51% nos postos após reajuste anunciado pela Petrobras, aponta Ticket Log
07 de Novembro de 2023

Gasolina tem redução de 0,51% nos postos após reajuste anunciado pela Petrobras, aponta Ticket Log

Sétimo Fórum Contencioso de Massa acontece em São Paulo
15 de Maio de 2023

Sétimo Fórum Contencioso de Massa acontece em São Paulo

Detran.RJ agora presta informações aos cidadãos pelo WhatsApp
06 de Abril de 2024

Detran.RJ agora presta informações aos cidadãos pelo WhatsApp

Caged registra criação de 195,2 mil postos de trabalho em março
27 de Abril de 2023

Caged registra criação de 195,2 mil postos de trabalho em março

Aguarde..