Ética, sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial na atualidade

Ética, sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial na atualidade

Faz alguns anos que a visão somente do lucro empresarial é uma visão ultrapassada e derrotada. A empresa que busca o lucro acima de tudo, sem pensar na qualidade de seus produtos, serviços e em seus funcionários, não sobreviverá. O que ocorre é que, além de ser bem-sucedida e estar em dia com os seus impostos, a empresa vencedora da do século XXI deve ser proativa e estar em busca da responsabilidade discricionária. Discricionário é aquele ato pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.

Além disto, problemas como a alta corrupção – principalmente no Brasil – e a obscuridade nas negociações levaram às empresas buscarem a visão da empresa “Desnuda” – ou seja, a que está livre de qualquer ato enganoso, porquanto esta visa a transparência, a liderança e a sustentabilidade.

A rapidez dos tempos modernos gera vários efeitos; como o “efeito speed”.  A humanidade mergulha-se em um dia a dia tão profundo de afazeres, em uma velocidade enorme; no qual deve-se ter o máximo do discernimento, e priorizar o mais necessário. Contudo, mesmo com todas as responsabilidades, o egoísmo não deve sobressair ao princípio de se pensar no outro, em ser propriamente ético.

De acordo com problemas em nosso meio ambiente (tais como: mudanças climáticas, poluição do ar, falta d´àgua, descarte indevido de lixo nas ruas, mares, lagos e lagoas), o consumidor passou a ser mais exigente. Ainda, movimentos como a ECO 92, Fórum Global, e diversas leis (as ISOSs) e patamares mostram o nascimento e a evidência do novo consumidor.

Uma empresa pode obter ótimos produtos e excelentes serviços, mas se ela não for proativa, não estará se encaixando no topo da pirâmide da responsabilidade discricionária. Esta responsabilidade socioempresarial refere-se de A a Z em todas as suas ações e comprometimento, estando no patamar de excelência em todos os seus passos. A empresa está sólida, próspera, e também possui seu entorno saudável, seu colaborador feliz, possui uma agenda de ações sociais e ambientais; e os seus produtos e serviços são bem avaliados por seus consumidores.

Vários novos conceitos foram nascendo, tais como o IBASE, idealizado por Herbert de Souza, o Betinho. Betinho acredita que de nada adianta uma empresa ser próspera, se ao redor dela, a realidade é triste porque as pessoas em volta não estão saudáveis. O que não está saudável contamina tudo ao seu redor.

Temos alguns exemplos de empresas brasileiras que se encaixam na visão da responsabilidade discricionária – são proativas; apesar de não serem muitas. Um outro setor de grande destaque dentro da área institucional de qualquer empresa é a sustentabilidade. Para esta gerou-se a teoria dos três “P”s: people (pessoas), profit (lucro) e planet (planeta). Essa teoria também é conhecida como “Triple Bottom Line” (TBL); e mostra que os três “P”s têm que estar em harmonia. Se os três não estiverem sustentáveis, o ciclo quebra.

O lucro é a consequência de um negócio bem-administrado. Mas ser bem-administrado não significa ser proativo. Muitas falências ocorrem da falta da visão e da sensibilidade da ética empresarial.

Novos tempos chegaram. Neste momento, compartilhar, não se deixar envolver pela rapidez, firmar a mão com o próximo, estar ativo em programas e ações sociais – esta, certamente, é a postura da empresa que está à frente. Esta deverá manter sua visão, em tempos de fartura e de escassez – aí está o exemplo da verdadeira ética.

Anna Maria Botelho Bastos Carrapito

Jornalista e Analista de Marketing ambiental.

 

Por em 21/05/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Promova Lança Programa de Idiomas Gratuito para Empreendedoras no Brasil
13 de Março de 2025

Promova Lança Programa de Idiomas Gratuito para Empreendedoras no Brasil

Império Serrano vence a Série Ouro e volta ao Grupo Especial em 2023
26 de Abril de 2022

Império Serrano vence a Série Ouro e volta ao Grupo Especial em 2023

Robson Santos, e o Projeto Hinologia Cristã: expandindo o conhecimento sobre a música evangélica
20 de Julho de 2024

Robson Santos, e o Projeto Hinologia Cristã: expandindo o conhecimento sobre a música evangélica

Livro infantil destaca as belezas do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu
10 de Outubro de 2023

Livro infantil destaca as belezas do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Aguarde..