Ex-atleta olímpico e Deputado Luiz Lima denuncia descaso com Ilha Pura: o legado olímpico abandonado e os interesses privados

Oito anos após os Jogos do Rio, vila olímpica se torna símbolo de investimento público com lucro privado

 "O maior espetáculo da Terra." Foi assim que o Rio de Janeiro vendeu os Jogos Olímpicos de 2016 para o mundo. Mas, oito anos depois, o que restou daquele sonho olímpico? Na Ilha Pura, local da vila que abrigou atletas do mundo inteiro, o cenário é de abandono e descaso. Dos sete condomínios construídos, apenas três estão habitados. Um verdadeiro escândalo, como bem definiu o deputado federal Luiz Lima em vídeo divulgado nas redes sociais.

IRMÃO DO PREFEITO COMPRA IMÓVEIS DEPRECIADOS NA "BARRA OLÍMPICA". COINCIDÊNCIA?

O caso da Ilha Pura é emblemático do que o deputado chama de "investimento público com lucro privado". Afinal, foram mais de 2 bilhões de reais em financiamento da Caixa Econômica Federal para a construtora Carvalho Hosken, uma das maiores do Rio de Janeiro, erguer o complexo olímpico. Dinheiro do contribuinte brasileiro, do norte ao sul, leste a oeste, como fez questão de frisar o Deputado.

Mas a história não para por aí. Em uma manobra que cheira a "coincidência" demais, a Câmara de Vereadores do Rio criou recentemente o "Bairro Olímpico" ou "Barra Olímpica". E adivinhem quem está comprando esses imóveis depreciados a preço de banana? A PTG Pactual, empresa cujo sócio-diretor é ninguém menos que Guilherme Paes, irmão do prefeito Eduardo Paes. "É muita coincidência", ironiza o Ex-atleta olímpico e Deputado Federal Luiz Lima que denuncia o descaso com Ilha Pura: o legado olímpico abandonado

Luiz Lima foi Ouro nos 400 m livre da natação no nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999)

Deputado Luiz Lima não poupa críticas ao grupo político que liderou o município do Rio nos últimos anos e que, segundo ele, é "muito protegido por todos os setores, principalmente a mídia". Por isso, diz o deputado, esse tipo de informação não chega ao cidadão pelos canais tradicionais. "Você com certeza não sabia dessas informações. Foram alguns dos jornais que passaram essas informações pro cidadão do Rio de Janeiro e eu faço questão de passar aqui para vocês, mas vocês não vão ver na televisão", dispara.

EX-ATLETA OLÍMPICO CONVOCA POPULAÇÃO A REAGIR CONTRA "GRUPO QUE CAUSOU TRANSTORNO" NO RIO

Para o deputado, o que aconteceu na Ilha Pura é "um fracasso" e "imoral". E alerta: "Não vamos permitir que esse grupo que sofreu tanto transtorno pra cidade pode causar transtorno pro estado do Rio de Janeiro". Luiz Lima defende uma "outra direção" para o estado e convoca a população a não se deixar enganar novamente.

O caso da Ilha Pura é um triste retrato do que aconteceu com boa parte do legado olímpico no Rio. Investimento público, lucro privado e abandono. Uma fórmula que, infelizmente, se repete em muitas áreas e que precisa ser combatida com transparência, fiscalização e, sobretudo, com a participação ativa da sociedade. Pois, como dizia o saudoso Ulysses Guimarães, "a Pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação".

#IlhaPura #LegadoOlímpico #InvestimentoPúblicoLucroPrivado #RioDeJaneiro #EduardoPaes #LuizLima #PolíticaTransparente #FiscalizaçãoJá #OPovoNoComando

 

 

 

 

Por Ultima Hora em 05/08/2024
Publicidade
Aguarde..