Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
PT Aprova Plano Revolucionário para o Sistema Metroferroviário Nacional
Em um movimento que promete transformar o cenário do transporte público brasileiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou por unanimidade um conjunto de propostas revolucionárias para o setor metroferroviário. O documento, fruto do primeiro Encontro Metroferroviário organizado pelo Setorial Logística, Transporte e Mobilidade Urbana do PT, foi apresentado ao Diretório Nacional do partido em 7 de dezembro de 2024, em Brasília.
O ex-deputado federal Carlos Santana, figura central no evento e com vasta experiência no setor, sendo ex-presidente do Sindicato dos Ferroviários e da CUT-RJ, expressou sua satisfação com o resultado do encontro. "Este documento nos possibilita articular dentro e fora do Congresso Nacional um movimento para sensibilizar setores do Governo para aprovação das reivindicações propostas", afirmou Santana, destacando o potencial impacto das resoluções.
Entre as principais propostas aprovadas, destaca-se a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB) do Plano Nacional de Desestatização (PND). Esta medida visa preservar o caráter público dessas importantes empresas de transporte, garantindo a continuidade e qualidade dos serviços prestados à população.
Outra resolução de grande relevância é a retomada do trem de passageiros interligando as capitais brasileiras, acompanhada da implantação de trens regionais. Esta iniciativa promete revolucionar a mobilidade interestadual, oferecendo uma alternativa mais sustentável e eficiente ao transporte rodoviário.
O plano também enfatiza a necessidade de ampliar o transporte ferroviário de cargas para pequenos e médios produtores, indo além do foco tradicional em commodities. Esta medida visa equilibrar a matriz de transporte nacional, reduzindo a dependência excessiva do modal rodoviário e fomentando o desenvolvimento econômico regional.
A manutenção da operação das malhas ferroviárias e dos empregos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA S.A) e Rumo Malha Oeste (RMO) em todos os estados onde houve concessão é outro ponto crucial das resoluções aprovadas. Esta proposta busca garantir a continuidade e eficiência dos serviços ferroviários, preservando empregos e impulsionando o desenvolvimento regional.
O encontro também ressaltou a importância de criar uma política de financiamento que viabilize o sistema de mobilidade urbana, respeitando as especificidades locais e regionais. Esta demanda reflete a necessidade de investimentos substanciais e bem planejados para modernizar e expandir a infraestrutura de transporte público nas cidades brasileiras.
Carlos Santana reconhece que ainda existem desafios significativos para a implementação efetiva dessas medidas. "Sabemos que ainda existem vários entraves para concretizar essas propostas, porém esta Resolução do Diretório Nacional nos possibilita articular um movimento amplo de sensibilização", explicou o ex-deputado.
O próximo passo será a articulação política dentro e fora do Congresso Nacional para transformar essas propostas em políticas públicas concretas. A expectativa é que esse movimento possa mobilizar diferentes setores do governo e da sociedade sobre a importância crucial de investir no sistema metroferroviário para o desenvolvimento sustentável do país.
As resoluções aprovadas representam um passo importante na direção de um sistema de transporte público mais eficiente, sustentável e acessível para todos os brasileiros. Se implementadas, essas medidas têm o potencial de transformar significativamente a mobilidade urbana e interestadual, impactando positivamente a qualidade de vida da população e impulsionando o desenvolvimento econômico do país.
O sucesso deste primeiro Encontro Metroferroviário do PT abre caminho para futuras discussões e ações concretas no setor de transporte público. A sociedade civil e os setores envolvidos aguardam com expectativa os próximos desdobramentos e a possível implementação dessas propostas revolucionárias para o sistema metroferroviário brasileiro.
Leia ainda:
#TransportePúblico #MobilidadeUrbana #PT #MetroFerroviário #DesenvolvimentoSustentável #InfraestruturaUrbana #PoliticaDeTransporte #CBTU #TRENSURB #CarlosSantana
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!