Ex-presidente e Conselheiro da OAB-RJ é assassinado com seis tiros em Barra Mansa

Advogado Hercules Anton de Almeida, de 59 anos, tinha acabado de deixar o neto na escola. Ele era candidato a secretário adjunto na Seccional do estado do Rio. Crime foi em um bairro nobre da cidade.

Ex-presidente e Conselheiro da OAB-RJ é assassinado com seis tiros em Barra Mansa

Ex-presidente da OAB é assassinado com seis tiros em Barra Mansa

O advogado Hércules Anton de Almeida, de 59 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (21) em Barra Mansa (RJ). Ele é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na cidade e candidato a secretário adjunto na Seccional do estado do Rio. Atualmente, ocupava o cargo de conselheiro na OAB estadual.

O crime foi no bairro Santa Rosa, área nobre do município. Segundo a Polícia Militar, Hercules havia acabado de deixar seu neto em uma escola particular e estava a caminho de seu carro quando foi atingido por seis tiros, sendo dois no pescoço e quatro no tórax.

Ainda de acordo com a PM, os tiros foram disparados por um homem que vestia calça jeans e camisa xadrez. Ele estava a pé, mas fugiu em um carro branco que deu cobertura durante o crime.

O advogado chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi confirmado ao g1 pela PM.

Polícia Civil faz perícia no local em que advogado foi baleado — Foto: Reprodução/Emanuelle de Souza

Polícia Civil faz perícia no local em que advogado foi baleado — Foto: Reprodução/Emanuelle de Souza

Equipes da perícia estiveram no local levantando informações que possam ajudar nas investigações. O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa.

Peritos coletaram sete estojos de munição calibre 9 mm e um projétil. O material foi apreendido e levado para a delegacia. Já o carro em que o advogado estava foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Volta Redonda (RJ), onde vai passar por uma análise.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a motivação do crime. Ninguém foi preso.

Hércules era casado, tinha dois filhos (também advogados) e um neto. Ainda não se sabe quando o corpo será velado e sepultado.

Local do crime — Foto: Reprodução/Danilo Soares

Local do crime — Foto: Reprodução/Danilo Soares

OAB se manifesta

Em nota, a OAB de Barra Mansa se solidarizou com amigos e familiares e se comprometeu a empregar "todos os esforços no sentido de apurar o lastimável fato ocorrido".

Também por meio de nota, a OAB do Rio de Janeiro disse que a notícia da morte de Hércules "choca e consterna a Seccional", manifestou sentimentos e declarou luto oficial de três dias.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou que "já enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil exigindo a apuração imediata dos fatos".

O Conselho Federal da OAB também se manifestou. Afirmou que "acompanhará, junto à seccional, as investigações e exigirá a apuração imediata dos fatos".

“O assassinato de Hércules Anton de Almeida é uma tragédia que nos choca profundamente. Mais do que uma perda para a advocacia, é um ato de violência brutal que atinge toda a sociedade. Não descansaremos até que os responsáveis sejam identificados e punidos. Manifestamos nossa total solidariedade à família, aos amigos e à OAB-RJ neste momento tão doloroso”, disse Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.

Quem era Hércules

 

Hércules Anton de Almeida era advogado e proprietário de um escritório de advocacia especializado em direitos trabalhista, cível, consumidor, previdenciário, criminal, público e de responsabilidade civil.

Além da sede, em Barra Mansa, o escritório tinha filiais em Angra dos Reis, Resende e Volta Redonda.

Hércules foi presidente da OAB de Barra Mansa de 1998 a 2009. Atualmente, ocupava o cargo de conselheiro na OAB estadual e era candidato a secretário adjunto também na seccional do Rio.

Segundo a OAB-RJ, o advogado era uma “figura querida”.

Notas na íntegra

OAB de Barra Mansa

"A OAB se solidariza e se compromete a envidar todos os esforços no sentido de apurar o lastimável fato ocorrido com o ex-presidente da Subseção Barra Mansa e atual Conselheiro da Seccional Dr Hércules Antón de Almeida. Nosso respeito e sentimentos aos familiares, amigos e a sociedade!"

OAB-RJ

"A notícia da morte a tiros do conselheiro seccional e ex-presidente da OAB/Barra Mansa Hércules Anton de Almeida, nesta segunda-feira, dia 21, choca e consterna a Seccional. Os primeiros informes dão conta de que o advogado, de 59 anos, foi executado em frente à escola infantil onde deixara a neta, no bairro Santa Rosa, no município do Sul Fluminense.

Hércules era figura querida, liderança legitimada pela escolha de seus pares para quatro mandatos no comando da subseção - de 1998 a 2009.

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, informou que já enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil exigindo a apuração imediata dos fatos. “Vamos acompanhar de perto as investigações, e o que esperamos das autoridades competentes no momento é uma resolução célere e a responsabilização dos culpados por este crime bárbaro”.

A vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, prestou solidariedade à família e aos amigos de Anton e defendeu a união da advocacia. “Estamos todos chocados com mais este caso de violência inaceitável. Precisamos estar juntos, exigir mais segurança e, neste momento de dor, dar todo o apoio à família de Hércules”.

A OABRJ se solidariza com os familiares e amigos do colega e declara luto oficial de três dias".

Conselho Federal da OAB

"O Conselho Federal da OAB manifesta profunda consternação com a notícia do assassinato de mais um advogado, ocorrido nesta segunda-feira (21/10), em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Hércules Anton de Almeida, conselheiro seccional e ex-presidente da subseção da OAB no município, de 59 anos, foi brutalmente executado em frente a uma escola infantil, no bairro Santa Rosa, enquanto deixava sua neta.

Segundo a OAB-RJ, Hércules era uma “figura querida”, “liderança legitimada pela escolha de seus pares para quatro mandatos no comando da subseção, de 1998 a 2009”.

O CFOAB acompanhará, junto à seccional, as investigações e exigirá a apuração imediata dos fatos.

'O assassinato de Hércules Anton de Almeida é uma tragédia que nos choca profundamente. Mais do que uma perda para a advocacia, é um ato de violência brutal que atinge toda a sociedade. Não descansaremos até que os responsáveis sejam identificados e punidos. Manifestamos nossa total solidariedade à família, aos amigos e à OAB-RJ neste momento tão doloroso', afirmou Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.

Neste momento de tristeza, o CFOAB manifesta suas condolências aos familiares e amigos de Hércules Anton de Almeida, desejando força e conforto a todos.

Proteção da advocacia

Na última semana, avançou na Câmara dos Deputados uma importante pauta em favor da segurança da advocacia. O Projeto de Lei (PL) 5109/2023, de autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que altera o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994) para garantir a concessão imediata de medidas de proteção pessoal a advogados e advogadas ameaçados ou vítimas de violência no exercício da profissão, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A matéria agora aguarda o prazo para interposição de recurso ao Plenário antes de seguir para a votação da redação final e ser encaminhada ao Senado Federal.

Também aguarda apreciação do Plenário da Câmara o Projeto de Lei (PL) 212/2024, de autoria do deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), que propõe a inclusão do homicídio qualificado contra advogados no Código Penal e estabelece causa especial de aumento de pena para lesões corporais dolosas cometidas contra advogados no exercício de suas funções ou em decorrência delas".

Carro em que a vítima estava — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Carro em que a vítima estava — Foto: Divulgação/Polícia Militar

 

 

Por Ultima Hora em 21/10/2024
Publicidade
Aguarde..