Exposição de Cândido Portinari chega à Biblioteca Parque da Rocinha

Acervo ficar

Exposição de Cândido Portinari chega à Biblioteca Parque da Rocinha

A exposição "Portinari, Arte e Meio Ambiente" chegou à Biblioteca Parque da comunidade nesta segunda-feira (15/08) e ficará em cartaz até o dia 26 deste mês. O acervo de um dos principais artistas plásticos brasileiros e figura importante da fase modernista no país está disponível ao público gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.

"O objetivo da exposição é democratizar a cultura no território fluminense, dando oportunidade para que a população tenha acesso às obras de um dos maiores pintores que o nosso país já produziu. Nossas Bibliotecas Parques funcionam como importantes ferramentas de inclusão, potencializando a retomada da oferta de cultura e lazer para aqueles que mais precisam", ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A parceria entre o Projeto Portinari e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) garante acesso a 23 obras do artista, incluindo quadros que marcam a história do Brasil, como "Floresta Amazônica", "Flora e Fauna Brasileiras", "Retirantes", "Pedra da Gávea" e "Praia de Ipanema". As reproduções são feitas através da técnica "Giclée" - processo de impressão das artes através de tinta.

Os quadros estão expostos em diferentes setores do equipamento cultural, desde o salão principal, no térreo, até a varanda e a sala corpo, no segundo andar. Para ter contato com as obras do artista, os interessados devem se dirigir à Biblioteca Parque da Rocinha (BPR), localizada na Estrada da Gávea, nº 454 - Rocinha.


História de Portinari

Nascido em 1903, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, Cândido Portinari se mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos, onde se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes.

Através das suas obras, que englobam temas de caráter social, histórico e religioso do Brasil, Portinari alçou voo e conquistou projeção internacional, ganhando diversos prêmios na Europa e Estados Unidos. Entre suas obras mais famosas estão os painéis "Guerra e Paz" (1953-1956), que foram presenteados à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque - 1956.


Projeto Portinari

No ano de 1997 foi criado o Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari, com o objetivo de democratizar o acesso às obras de Cândido Portinari. Diante das inúmeras complexidades que envolvem a realização de uma exposição de obras originais, o Projeto Portinari buscou, por meio de pesquisas, o conhecimento de tecnologias que pudessem conferir excelência na qualidade da impressão de réplicas das obras deste artista.

Com a realização de reproduções das obras de arte de Portinari em alta qualidade, o Núcleo de Arte e Educação tem montado um cardápio de exposições temáticas. Então, em 2022, o projeto inovou ao propor relacionar a obra de Portinari aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como forma de contribuir para o fortalecimento da democracia no país, por meio da promoção da educação em direitos humanos, na perspectiva da formação cidadã, do respeito integral aos direitos humanos, da defesa da justiça social e ambiental.

Fotos: Gui Maia.

Por Ultima Hora em 17/08/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Shows de Natal levam mais de 70 mil pessoas ao Chico Mendes, em São Caetano do Sul
19 de Dezembro de 2023

Shows de Natal levam mais de 70 mil pessoas ao Chico Mendes, em São Caetano do Sul

Niterói elege sua Corte Momesca em noite de muito samba na Viradouro
26 de Novembro de 2022

Niterói elege sua Corte Momesca em noite de muito samba na Viradouro

Encontro de Emoções: Fabio Mateus será homenageado no EncontrArte Teatro 2024
04 de Agosto de 2024

Encontro de Emoções: Fabio Mateus será homenageado no EncontrArte Teatro 2024

Denise Pellozzi: Especialista em Cabelos Cacheados e Ondulados, Indicada ao Prêmio 'Tô na Fama'
23 de Janeiro de 2025

Denise Pellozzi: Especialista em Cabelos Cacheados e Ondulados, Indicada ao Prêmio 'Tô na Fama'

Aguarde..