Extrema direita lidera ranking de popularidade digital em Brasília

Parlamentares bolsonaristas t

Extrema direita lidera ranking de popularidade digital em Brasília

Levantamento realizado pela Genial/Quaest e divulgado nesta segunda-feira (3/4) mostra que parlamentares da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dominam o cenário das redes sociais a partir do Índice de Popularidade Digital (IPD). O critério estabelecido a partir de 152 variáveis relacionadas ao desempenho de deputados federais e senadores na internet mostra que apenas o mineiro André Janones (Avante) figura entre os dez nomes mais populares das casas legislativas em Brasília.

A pesquisa foi realizada entre 2 de fevereiro e 28 de março e teve como público-alvo os 513 deputados e 81 senadores. Construído a partir de um algoritmo que avalia métricas das redes sociais, o IPD varia de 0 a 100. Tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, a média da popularidade de nomes da oposição é maior que a de membros da situação: 17,3 contra 15,2 entre os deputados e 23,4 contra 16,9 entre os senadores.

Câmara dos Deputados
Entre os 10 deputados federais com melhor pontuação no IPD, oito são da oposição. O 2º colocado, Fábio Teruel (MDB-SP), é considerado independente e o 3º na lista, André Janones (Avante-MG) é o único governista. Nikolas Ferreira (PL-MG) lidera o ranking que conta com bolsonaristas notórios como Maurício Marcon (Podemos-RS), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Bia Kicis (PL-DF). Veja a lista completa

Veja o ranking completo:

  • Nikolas Ferreira (PL-MG)
  • Fábio Teruel (MDB-SP)
  • André Janones (Avante-MG)
  • Mauricio Marcon (Podemos-RS)
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
  • Tiririca (PL-SP)
  • André Fernandes (PL-CE)
  • Bia Kicis (PL-DF)
  • Gustavo Gayer (PL-GO)
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS)

 

O levantamento da Genial/Quaest traz também comentários sobre os resultados dos parlamentares mais influentes. Nikolas Ferreira tem o IPD de 53,9 e lidera a lista com folga, Fábio Teruel tem 47 e Janones, 37. De acordo com a pesquisa, o deputado mantém a estratégia de criação de polêmicas que o tornou nacionalmente conhecido. 

A postagem de maior engajamento de Nikolas no período analisado pela pesquisa é a reprodução de um vídeo em que ele veste uma peruca e faz pronunciamento apontado como transfóbico no parlatório da Câmara no Dia Internacional da Mulher. A discussão sobre o episódio também é tema da postagem de maior engajamento de André Janones.

Senado
O cenário no Senado Federal é parecido com o da Câmara, mas ainda mais favorável aos opositores do governo Lula, campo em que estão os 10 parlamentares de maior popularidade na casa. O mineiro Cleitinho (Republicanos-MG), com IDP 65,2, lidera a lista e é seguido por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (União Brasil- PR). O ranking ainda inclui mais ex-integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) como Damares Alves (Republicanos-DF), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Marcos Pontes (PL-SP). (Do Estado de Minas)

 

Por Ultima Hora em 04/04/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Unesco denuncia 200 mortes com experiência bolsonarista da proxalutamida no Amazonas como
11 de Outubro de 2021

Unesco denuncia 200 mortes com experiência bolsonarista da proxalutamida no Amazonas como "das mais graves da história"

Prefeito Pedro Paulo Quinzinho, destaca importância do evento 'Conecta Prefeitos' para o desenvolvimento de Miguel Pereira
14 de Dezembro de 2024

Prefeito Pedro Paulo Quinzinho, destaca importância do evento 'Conecta Prefeitos' para o desenvolvimento de Miguel Pereira

Deputada Zeidan (PT), faz aniversário e recebe homenagem do Fórum LGBT de Maricá
23 de Janeiro de 2024

Deputada Zeidan (PT), faz aniversário e recebe homenagem do Fórum LGBT de Maricá

Zito, quer apoio do PT nas eleições municipais de 2024 em Caxias
11 de Julho de 2023

Zito, quer apoio do PT nas eleições municipais de 2024 em Caxias

Aguarde..