‘Extrema preocupação’, diz Abraji sobre aparelhamento da Abin para descredibilizar imprensa

Publica

‘Extrema preocupação’, diz Abraji sobre aparelhamento da Abin para descredibilizar imprensa

Em resposta a matéria publicada nesta quarta-feira (31) na coluna de Juliana Dal Piva, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) afirmou que vê com extrema preocupação o aparelhamento de um órgão público para descredibilizar o trabalho da imprensa. A publicação revelou que agentes da “Abin paralela” fizeram consultas no sistema First Mile com três números de telefones, que depois foram utilizados para forjar conversas entre o jornalista do ICL, Leandro Demori, e os ex-deputados federais Jean Wyllys e David Miranda.

“As provas reunidas pela investigação mostram claramente o passo a passo de uma estratégia que em nada tinha relação com preservar o interesse público”, declarou Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Brembatti defendeu ainda a apuração e punição dos envolvidos:

“Trata-se de uma artimanha usada recorrentemente em países autocráticos: criar uma narrativa inventada para atacar quem ousa mostrar que o governo não está cumprindo o seu papel. Essa ação ilegal precisa ser apurada e punida”.

‘Abin paralela’ foi utilizada em ataque a Demori e Jean Wyllys

Segundo a matéria, agentes da chamada “Abin paralela” fizeram consultas no sistema First Mile, no dia 7 de junho de 2019, com três números de telefones que depois foram utilizados para forjar conversas entre o jornalista do ICL Leandro Demori e os ex-deputados federais Jean Wyllys e David Miranda.

As falsas mensagens, utilizadas para atacar os três, foram depois postadas a partir de um perfil no Twitter nomeado de “Pavão Misterioso”. É o que mostra uma investigação feita pela coluna com base em informações colhidas pela PF durante a Operação Última Milha.

Pavão Misterioso divulgou telefone monitorado pela 'Abin paralela'

Pavão Misterioso divulgou telefone monitorado pela ‘Abin paralela’

A fraude foi usada para tentar descredibilizar o editor responsável pelas reportagens da Vaza Jato e contou com apoio do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). As pesquisas no First Mile foram feitas dois dias antes da publicação da primeira reportagem da Vaza Jato e nove dias antes do perfil no Twitter vir a público — o que afasta a tese de que os agentes fizeram as consultas após a repercussão das alegações falsas.

A Polícia Federal (PF) investiga o papel de Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, junto ao esquema criminoso que funcionou dentro da agência entre 2019 e 2022.

Abin: críticas

Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, disse que as “revelações trazidas pela reportagem são extremamente graves e indicam que agentes da Abin espionaram ilegalmente jornalistas e que chegaram a forjar conversas para desacreditar o trabalho da imprensa”.

“O uso da máquina pública para espionar e atacar jornalistas vai na contramão da proteção da liberdade de imprensa e da própria democracia. O uso ilegal de identidade de Leandro Demori para comprar um chip telefônico e forjar conversas que seriam usadas posteriormente por perfis em redes sociais para atacar o jornalista revela o grau de ilegalidade da ação cometida pelos agentes da Abin no governo Bolsonaro. O uso de espionagem para descobrir crimes já é, por si só, condenável. Mas usar de espionagem para forjar conversas de cunho político para descredibilizar o trabalho de um jornalista é ainda pior. É um atentado não só contra o jornalista atacado, mas também contra toda sociedade, induzida a desconfiar do trabalho da imprensa”, afirmou Romeu.

 

Por Ultima Hora em 01/08/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

POEMAS & POESIAS: Descontrolados:
04 de Novembro de 2024

POEMAS & POESIAS: Descontrolados:

Educação: A Jornada Inspiradora de Edson Urubatan, CEO da Aude education
06 de Junho de 2024

Educação: A Jornada Inspiradora de Edson Urubatan, CEO da Aude education

Governo do Estado e Prefeitura de Belford Roxo realizam entrega de cartões Supera RJ
28 de Setembro de 2023

Governo do Estado e Prefeitura de Belford Roxo realizam entrega de cartões Supera RJ

Espetáculo “Morre uma estrela” encerra apresentações teatrais do Festival de Artes de Nova Iguaçu
04 de Maio de 2023

Espetáculo “Morre uma estrela” encerra apresentações teatrais do Festival de Artes de Nova Iguaçu

Aguarde..